O que é CDI

CDI é um título financeiro específico para empréstimos realizados entre bancos e instituições financeiras.

0
CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário, um tipo de título financeiro específico para transações entre bancos. O objetivo do CDI é garantir que os bancos terão recursos para atender ao fluxo financeiro.

De acordo com uma determinação do Banco Central, os bancos devem encerrar o dia com saldo positivo, ou seja, mais dinheiro entrando do que saindo. Nem sempre isso é o possível, então o banco faz um empréstimo com outros bancos.

Assim como todo empréstimo, os bancos também pagam juros, que são definidos pela Taxa CDI. Essa taxa é diária, calculada pela bolsa de valores brasileira, a B3, de acordo com as operações realizadas no dia. A partir das taxas diárias, é calculada a média mensal e anual do CDI, que são as taxas consideradas para o rendimento dos investimentos.

Mesmo que pessoas físicas não possam investir diretamente no CDI, diversos investimentos de renda fixa são afetados pela taxa. Os principais investimentos regulados pela taxa CDI são o Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letra de Câmbio (LC).

Diferença entre CDI e CDB

O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e o Certificado de Depósito Bancário (CDB) são títulos financeiros emitidos por bancos. A diferença é que o CDI é um título específico para empréstimos entre bancos, enquanto o CDB é um título de empréstimo de pessoas físicas aos bancos.

Veja também:

você pode gostar também