O que é antropologia
A antropologia é uma área que estuda o desenvolvimento da cultura dos seres humanos, através da imersão em uma sociedade.
A antropologia é uma área das ciências sociais que estuda a diversidade cultural humana e a sua origem. O profissional da área busca determinar, com base nos grupos sociais, como que os seres humanos se tornaram o que são em suas comunidades.
O termo antropologia é originada do grego antrophos (homem) e logos (estudo e razão). Dessa forma, a palavra, se traduzida ao pé da letra, significa o estudo do ser humano em um aspecto mais amplo.
Os estudos da antropologia buscam entender a forma em que os seres humanos viveram e como a cultura se desenvolveu. Com isso, o profissional da área busca se imersar em determinadas sociedades para observar e traçar teorias.
Metodologia
O estudo de costumes, crenças, valores, hábitos, entre outros, exercidos pela antropologia, consiste, basicamente, no trabalho de campo e na síntese dos conteúdos descritos na atividade prática.
Os profissionais da área ainda utilizam de conhecimentos comuns em pesquisas de outras áreas, como a história, arqueologia, entre outros.
Tipos de antropologia
Essa concepção clássica de antropologia foi estabelecida a partir dos estudos europeus do século XIX e XX. Confira agora os tipos de antropologia:
Antropologia cultural: Busca compreender a forma em que a cultura de diferentes grupos humanos se desenvolveram. Isso desde os costumes, até valores.
Antropologia biológica ou física: Estuda a formação do ser humano em seus aspectos físicos. Ou seja, o antropólogo busca entender as características que foram formadas em determinado local, de acordo com os fatores geográficos e biológicos.
Veja também: