O que é ideologia

No senso comum, o conceito de ideologia é muito associado a política, mas é muito mais profundo do que isso.

0

A palavra ideologia ganhou diversos significados ao longo da história. A origem da palavra em si está na Antiguidade Clássica, nos pensamentos do filósofo Aristóteles.

No entanto, o conceito foi resgatado na modernidade por Destutt de Tracy, um filósofo que usou o termo para designar o “estudo das ideias”. Assim, outros filósofos e sociólogos se interessaram pela palavra e passaram a formar a definição de ideologia conhecida hoje.

O que é ideologia

No senso comum, a ideologia é o conjunto de ideias que existem sobre algo. Porém, o termo pode se referir a algo além da idealização e ganhar amplo significado.

Para a visão clássica, ideologia é um ramo da ciência que organiza e estuda os conjuntos de ideias que compõem a mentalidade humana. Já para a visão crítica, a ideologia é uma espécie de ilusão criada por uma classe dominante para manter a sua legitimidade.

A visão clássica foi iniciada pelos estudos de Destutt de Tracy e endossada pelo “pai” da Sociologia, Auguste Comte. Por sua vez, a visão crítica surgiu a partir das teorias de Karl Marx, que passaram a associar ideologia a algo falso.

Na perspectiva marxista, a ideologia foi criada como instrumento de dominação da burguesia para fazer com que o proletariado aceitasse a opressão. Por meio da ideologia surgia a ilusão de que o capitalismo é um sistema socioeconômico justo.

Essa visão foi aprimorada no século XX por Louis Althusser. Segundo ele, o discurso ideológico é válido e se afirma com base no real, mas apresenta lacunas em que se encaixam coisas que aparentam ser verdadeiras, mesmo sendo falsas.

No mesmo século, surgiu um uso do termo ideologia que se tornou bem popular: a ideologia política. Portanto, a ideologia também pode ser o conjunto de crenças e ideais que guiam a sociedade.

Para que serve a ideologia

Na visão de Marx, a ideologia serve para que a classe dominante mantenha a legitimidade e, dessa forma, mantenha a dominação. Outra função da ideologia também seria transformar uma ideia falsa em um pensamento hegemônico.

Um exemplo disso é o conceito de “meritocracia“, que defende que a desigualdade é criada pelo esforço social. Logo, o sucesso é obtido por meio do mérito, sem interferência das desigualdades sociais.

Dentro desse cenário, as pessoas mais pobres não chegam a riqueza por não ter merecimento. Assim, essa ideologia justifica as desigualdades e a dominação de determinadas classes sociais.

Já a ideologia política serve para agrupar pessoas que pensam da mesma forma e que pretendem levar essas ideias para o âmbito político. Por isso, muitos sistemas de governo ficam conhecidos como ideologias.

Tipos de ideologia

Os tipos de ideologia mais conhecidos são sempre relacionados à política. Entretanto, chamar um tipo de visão política de ideologia é chamar o discurso de falso e manipulador. Mesmo assim, o senso comum associa qualquer visão política como ideologia. Portanto, alguns exemplos de “ideologias” debatidos na sociedade são:

Veja mais:

você pode gostar também