O que é história

Embora muitos associem a história à matéria escolar, o estudo dos acontecimentos passados engloba mais coisas do que isso.

0

Quando se fala em história, logo se pensa na matéria escolar que resume fatos muito distantes, como a Segunda Guerra Mundial ou a Revolução Russa. A palavra também é muito associada a histórias de livros de ficção, que são acontecimentos distantes e imaginários.

No entanto, a história, como campo de conhecimento, está muito mais próxima do cotidiano do que se pensa. Afinal, o que está sendo vivido hoje se tornará história em alguns anos.

O que é história

A palavra “história” é de origem grega e significa pesquisa e também conhecimento que resultou de uma investigação. Sendo assim, a história é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo a partir da investigação de eventos ocorridos no passado.

Dessa forma, a história também estuda as transformações na sociedade humana ao longo do tempo. No entanto, a história não serve para julgar um determinado acontecimento ou período, mas sim para fazer uma análise crítica a partir de diversas fontes de investigação para chegar em conclusões.

Ao longo dos últimos séculos, a forma com que a história é estudada e registrada passou pelas seguintes fases:

  • História Narrativa: quando o narrador apresenta acontecimentos sem preocupação com as razões, resultados ou verdade e sem adoção de metodologia específica;
  • História Pragmática: exposição dos acontecimentos com intenções didáticas de mudar costumes e corrigir hábitos atuais;
  • História Científica: tem base nas ideias da Revolução Francesa, então já se preocupa com a verdade, o método e a análise crítica;
  • História dos Annales: essa corrente surgiu no século 20 e defende que o cotidiano, a arte, os hábitos do povo e a psicologia social são essenciais na compreensão das transformações ao longo dos séculos, sendo uma das principais formas de análise crítica na atualidade.

A partir dessas concepções, surgiu a figura do historiador, que é a pessoa que se dedica para estudar e escrever sobre a história. São os historiadores que mantém a narrativa contínua por meio de métodos e realizam pesquisas dos eventos passados. No entanto, por se tratar de fatos que já aconteceram, nem sempre essa narrativa é objetiva e cabe aos historiador perceber e registrar isso.

Para que serve a história

A história é o registro da sociedade humana e de todas as mudanças e transformações que aconteceram nessa sociedade. Sendo assim, a história é uma área de conhecimento em constante construção que serve para registrar pessoas e acontecimentos para serem interpretados posteriormente.

Dessa forma, a história vai além de narrar grandes acontecimentos, como a Revolução Francesa, partindo também para a análise do que gerou esse fato e das consequências que existem ainda hoje. Além disso, a história também serve para gerar grandes debates sobre o passado, já que o que é comum hoje podia não ser antes e vice-versa.

Veja mais:

você pode gostar também