O que é cultura

De forma resumida, cultura é o conjunto de valores, símbolos, hábitos, crenças e conhecimentos de um povo, mas existem diversos outros conceitos e tipos de cultura.

0
Existem diversos conceitos para cultura, mas o mais aceito é o do antropólogo Edward B. Taylor, que diz que cultura é o complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral, lei, costumes, hábitos e capacidades adquiridos pelo ser humano como membro de uma sociedade.

Outro antropólogo que definiu o que é cultura foi Clifford Geertz. Para ele, cultura é um “padrão de significados transmitidos historicamente, incorporado de símbolos, por meio das quais as pessoas comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas atividades em relação a vida“.

Portanto, pode-se dizer que cultura é o conjunto de valores, símbolos, tradições, hábitos, crenças e conhecimentos que caracteriza um povo ou grupo. Nem sempre essas características são transmitidas formalmente, mas sim no cotidiano, por meio da conversa e da observação, por exemplo.

Como cada povo possui uma cultura única, uma cultura não deve ser julgada como inferior ou superior a outra. Todas as culturas são conjuntos de aspectos que foram construídos através da história dos povos, logo, devem ser respeitados.

Características da cultura

As principais características da cultura são:

  • Mecanismo adaptativo: a capacidade que indivíduos possuem de mudar seu hábitos para se adaptar ao ambiente em que vivem, o que pode influencias suas manifestações e mudanças culturais;
  • Mecanismo cumulativo: a transmissão da cultura para as gerações seguintes, continuando os aspectos culturais do grupo;
  • Transformação permanente: condição da cultura estar sempre em transformação, com novos valores sendo agregados ao grupo.

Tipos de cultura

Quando se relaciona cultura a produção artística de uma determinada sociedade, existes três tipos de cultura:

  1. Cultura popular: a cultura do povo. Em países com maiores desigualdades sociais, como o Brasil, também pode ser a cultura criada por grupos marginalizados;
  2. Cultura erudita: demonstrações culturais restritas a um grupo social com grau de instrução elevando, podendo ser uma manifestação cultural criada com base em pesquisas e estudos científicos;
  3. Cultura de massa: criada pela indústria cultural para criar produtos culturais que possam ser um sucesso entre a maior parte da sociedade.

Elementos da cultura

A cultura de um determinado grupo pode ser composta de variados tipos de elementos, como arte, festas e receitas típicas. Esses elementos podem ser classificados como cultura material e cultura imaterial.

Cultura material

A cultura material é composta por elementos físicos que representam a cultura de um povo. Assim, roupas, utensílios, cidades, meios de transportes e obras de artes, por exemplo, são elementos da cultura material.

Centro histórico de Diamantina (MG), construído no século 18, é um exemplo de cultura material por ter características de arte barroca.

Cultura imaterial

Por sua vez, a cultura imaterial é representada por todos os elementos que não podem ser vistos ou tocados, que dependem da presença do povo para existir. Como exemplos de cultura imaterial, podem ser citados saberes, comidas, lendas (como a do Curupira) e músicas.

A pintura corporal dos povos indígenas Wajãpi é um exemplo de cultura imaterial.

Veja também: Cultura Indígena: Características, costumes e curiosidades

você pode gostar também