Qual as diferenças entre cidade e município?

Aprenda a diferenciar os dois termos e saiba o significado de município e cidade, que apesar da semelhança não são iguais

0

Por mais que os dois termos sejam usados da mesma forma, cidade e município não são a mesma coisa. A diferença entre os dois é simples de ser entendida, mas muita vezes é popularizada de forma equivocada.

Município

É quando há uma divisão de um território. Dentro do município podem haver áreas urbanas e rurais. Por isso, eles não são cidades, mas as tem dentro da linha de domínio.

Digamos que os municípios são várias partes que compõem o estado.  Eles são administrados por prefeituras, e ainda podem conter distritos, que não são autossuficientes. Assim sendo, recebem nomenclaturas como vilas ou povoados.

Cidade

A cidade é a parte urbana do município. E não é qualquer área. É aquela a qual é demarcada por um perímetro urbano. Ou seja, a fronteira que separa a a área rural e urbana de um município.

Para ficar mais claro, pense no mapa do Brasil como um quebra cabeças, A cidade são as peças menores, depois vêm os municípios, os estados, e aí o país. A diferença é essa: as cidades são um componente do município. Portanto, eles não são as mesma coisa.

Cidades x Municípios

Os tamanhos das cidades e municípios espalhadas pelo Brasil são incontáveis. Não há um padrão definido. Fato é que muitas cidades ocupam quase toda área municipal. E podem até se unir com a parte urbana de outro município. Esse efeito é chamado de conurbação.

Em contrapartida, há também, municípios que são compostos, em sua maioria, por áreas rurais. Com um território enorme e cidades bem pequenas.

Vamos aos exemplos:

São Paulo é a maior cidade do Brasil, próximas de outros municípios, que consequentemente foram conurbadas com ela. O que faz com que se crie uma região metropolitana, a qual é formada por milhões de pessoas.

Altamira, fica no Pará, e é o maior município do Brasil, com um extensão de aproximadamente 160 mil quilômetros quadrados. Esse tamanho chega a ser maior que 11 estados brasileiros, e até mesmo que vários países, como Portugal, Grécia e Cuba. A população de Altamira é de aproximadamente 114 mil pessoas. Número considerado baixo, quando se olha a área do município.

você pode gostar também