Aplicativo GraphoGame ajuda pais e professores na alfabetização das crianças
Após baixado, ferramenta desenvolvida pelo MEC pode ser acessada sem internet.
Lançado no fim do ano passado, o GraphoGame é um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para auxiliar pais e professores no processo de alfabetização de crianças entre 4 e 9 anos de idade.
Utilizando cores, formas e letras, o aplicativo já foi baixado 318.931 vezes. Talita Lima Lemes, coordenadora Geral de Programas de Alfabetização, da Secretaria de Alfabetização, comemora: “O balanço é extremamente positivo. Nunca tivemos na história do aplicativo no mundo, um país que atingisse os 300 mil downloads em um espaço tão curto de tempo. Desde o lançamento no dia 27 de novembro até a presente data”.
De acordo com ela, o jogo é inovador e traz atrativos para as crianças, incluindo um progressivo avanço na dificuldade no decorrer dos níveis. “Nos primeiros níveis das sequências, as crianças vão aprender a vincular o grafema ao fonema, então elas aprendem o alfabeto, as letras e cada som de cada letra. Depois ela começa a juntar as sílabas, ouvir os fonemas das sílabas até chegar nas fases mais avançadas. Então, nós estamos falando de formação de níveis de complexidade dentro do âmbito da alfabetização”, explicou.
A professora da educação infantil Daniela Abadia utiliza o GraphoGame. Segundo ela, a ferramenta é uma boa oportunidade para conquistar o interesse das crianças. “São recursos que chamam a atenção da criança por uma questão visual, cores. E a criança brincando vai aprendendo”, destaca.
Conforme Carlos Nadalin, secretário Nacional de Alfabetização do MEC, o aplicativo serve como apoio na educação. “”O aplicativo pode ser baixado para os pais utilizarem em casa, mas deve ser utilizado de maneira complementar à educação que é dada nas escolas. É essencial que quando a criança estiver utilizando o GraphoGame ela esteja sob supervisão de um adulto”.
Informações sobre o GraphoGame
O aplicativo é uma adaptação da ferramenta desenvolvida pela empresa Grapho Learn, presente em mais de 30 países em todo o mundo. “Nós temos uma experiência vasta e exitosa no mundo com esse aplicativo. Foram cerca de 18 anos de pesquisa. O conceito do GraphoGame iniciou-se no começo da década de 90, é um método bem testado e eficaz de alfabetização”, explicou a coordenadora do MEC.
O jogo pode ser obtido, gratuitamente, nas lojas virtuais da Apple, Google e Windows. Para acessar o manual, clique aqui.
Você também pode se interessar por: MEC abre 40 mil vagas para curso de alfabetização aos docentes