Como ensinar uma criança a andar de bicicleta em tempo recorde? Aprenda agora
Seguindo essas dicas, em pouquíssimo tempo o seu filho já estará se equilibrando sozinho por aí.
Aprender a andar de bicicleta talvez seja um dos momentos mais marcantes da infância. Afinal, quase todos se lembram de quem ensinou e em quais circunstâncias foram as primeiras voltas, equilibrando-se sozinhos por aí. Isso talvez ocorra porque as crianças adoram a sensação trazida pelo ato de pedalar: velocidade, vento no rosto…
Portanto, se você tem uma criança pequena em casa, incentivar seu filho a aprender a andar de bicicleta também será uma forma de construir boas memórias ao lado dele.
Não se esqueça, você é um porto seguro para seu filho e, em você, ele encontrará a confiança para superar os medos que vêm com a vontade de aprender a andar de bicicleta: medo de cair, de não entender o que deve ser feito, de errar e, claro, de não conseguir, o que gera frustração. A sua presença pode ser o conforto de que ele precisa para seguir tentando, até conseguir.
Para ajudá-lo nesta missão, organizamos 8 dias infalíveis que auxiliarão seu filho a sair pedalando por aí em até 30 minutos. Contudo, antes de seguir este passo a passo, é preciso cumprir uma etapa anterior: comprar para a criança uma bike de treino.
Esta é uma bicicleta sem pedais, fundamental para treinar o equilíbrio sobre duas rodas. Esse é o caminho para a criança aprender uma coisa de cada vez. E a primeira delas é a noção de direção, sem precisar necessariamente tirar os pés do chão.
Quando ela já estiver craque, aí, sim, será a hora de passar para uma bicicleta convencional e adequada ao tamanho do pequeno.
Sete passos para ensinar o seu filho a andar de bicicleta
1- Veja se a criança está pronta
Geralmente, com quatro ou cinco anos de idade, a criança já está pronta para andar de bicicleta. Se ela não estiver pronta, os sinais são claros: falta de interesse na bicicleta e medo de tentar, atrelado à dificuldade de fazer os pedais girarem.
2- Escolha um espaço adequado para o treino
O ideal é ir para um local asfaltado, liso e sem buracos. É justamente essa superfície plana que vai garantir um impulso mais fácil para a criança que está aprendendo. Também se deve evitar lugares com alto fluxo de carros e de pessoas, assim evita-se acidentes.
3- Apoie sua criança nos primeiros esforços
Em uma bicicleta com o tamanho adequado e confortável para o seu filho, o seu papel será dar apoio à criança. Mas não segure o selim ou o guidão, pois isso vai mudar a inclinação da bicicleta, atrapalhando o equilíbrio. Assim, uma boa forma de apoiar é ficar atrás do pneu, dando suporte com as pernas e panturrilhas. Outra opção é segurar a criança com suas mãos abaixo das axilas dele, suportando o tronco.
4 – Solte de forma gradual
Conforme o seu filho for ganhando confiança nas pedaladas, solte-o de forma gradual, mas esteja perto e preparado para segurá-lo em caso de desequilíbrio. Quando acompanhar a criança por trás, tente guiar o corpo dela de um lado para o outro, assim ela percebe a inclinação dos movimentos sobre a bicicleta e, aos poucos, ensine-a a fazer as curvas.
Quando estiver pronto para pedalar, ele vai encontrar equilíbrio e começar a pedalar para frente, com precisão. Todo esse processo não leva meia hora, se houver disposição e paciência.
5- Indo por conta própria
A partir do momento em que a criança se sente segura ao entender o movimento de pedalar, deixe-a ir por conta própria. Para isso, coloque o pedal do pé dominante em uma posição de 2h. Seu filho deve colocar o pé sobre o equipamento. Em seguida, diga para ele empurrar com força aquele pedal enquanto empurra na direção ao chão com a outra perna.
6- Saber frear é importante!
A maneira mais fácil de ensinar uma criança a usar o freio é na prática. Ande ao lado dela na bike e peça para ela frear. No começo, claro, ela fará isso mais bruscamente. É seu papel ir auxiliando-a até que ela consiga frear de forma mais cadenciada.
7- Pratique! A tentativa é o que leva à perfeição!
Deixe sua criança praticar bastante até que se sinta segura. Aqui, todo cuidado é pouco para não tornar a experiência estressante para o pequeno.