8 negócios baratos e lucrativos para começar dentro de casa
Conheça oportunidades de trabalhar por conta própria sem precisar alugar um espaço físico.
O sonho de ter o próprio negócio faz parte da realidade de muitos brasileiros. Esse despertar para o empreendedorismo vem, muitas vezes, do desejo de ganhar mais do que em um emprego formal ou de fazer renda extra. Há também quem tenha uma veia empreendedora nata, mas não sabe muito bem por onde começar.
Além disso, a questão é que muitas pessoas têm o sonho, mas não possuem capital inicial para abrir um negócio. A boa notícia é que existem boas possibilidades e ramos de atuação para começar um negócio ainda dentro de casa, sem a necessidade de alugar um espaço físico, o que diminui os custos iniciais.
Portanto, se você deseja empreender, leia esta matéria até o final. Separamos alguns negócios interessantes, que não necessitam de altos investimentos e têm potencial de serem lucrativos, tudo funcionando dentro de sua casa.
Oito negócios potencialmente lucrativos para abrir em casa
1- Doces e salgados para eventos
O seu negócio pode atender tanto pequenas comemorações quanto eventos especiais. Aqui, você pode oferecer kits de festa, incluindo bolos, tortas e salgados. Além disso, opções simples, como aqueles bolos para o dia a dia, também são rentáveis e possuem boa aceitação.
2- Micro padaria artesanal
O mercado de pães de fermentação natural está em um momento de constante crescimento. Assim, o investimento em habilidades de panificação pode ser a chave para empreender, lidando com um público que está disposto a pagar mais por alta qualidade.
3- Marmitas fit congeladas
O público que busca esse tipo de serviço procura conveniência sem comprometer a saúde. Se você optar por este ramo de atuação, pode focar em nichos específicos, como restrições alimentares, cardápios personalizados ou mesmo marmitas veganas, ainda pouco disponíveis no mercado.
4. Serviço de marmitas caseiras
Uma comida caseira bem feita tem muito valor! E aqui estamos falando de preparos básicos, como arroz, feijão, uma proteína e vegetais. Porém, como é um ramo competitivo, é preciso investir em algum diferencial, além daquele sabor perfeito!
Portanto, tenha embalagens personalizadas, faça preparos diferentes do convencional e não se esqueça de estar presente nos aplicativos de entrega, assim como nas redes sociais.
5- Prestação de serviços online
Profissionais que já possuem habilidades em áreas como design, marketing, contabilidade ou psicologia podem oferecer seus serviços online. Até mesmo consultorias e serviços profissionais podem ser oferecidos por videoconferência, facilitando a vida dos seus clientes e a sua.
Há também oportunidades de trabalho freelancer em plataformas como o Upwork e Workana para quem trabalha com design, marketing, redação, desenvolvimento de sites, entre outras habilidades.
6 – Serviços de catering e coffee break
Para quem atua com gastronomia e gerenciamento de eventos, serviços de catering podem ser uma opção rentável. A operação envolve habilidades de planejamento e logística para garantir o cumprimento de prazos e a eficiência da logística.
Além disso, é preciso saber gerenciar a operação e coordenar equipes que irão até os locais dos eventos para preparar e servir alimentos e bebidas. De toda forma, é possível captar clientes e organizar todo o pré-evento dentro de casa, reduzindo os custos.
7- Empresa de limpeza in loco
É comum precisar – ou conhecer alguém que precisa – contratar uma pessoa para auxiliar na limpeza e organização de casa ou espaço de trabalho. E, a cada dia mais, é difícil encontrar esse profissional de forma autônoma. Diante deste cenário, ter uma empresa que presta serviços de limpeza pode ser uma opção rentável.
Existem, inclusive, microfranquias de limpeza que você pode abrir em casa. As pessoas solicitarão o serviço a partir de um aplicativo, onde é possível agendar a diária.
8- Serviços de beleza em casa
O setor de beleza é extremamente rentável e está sempre em alta. Portanto, profissionais como manicures, designers de sobrancelhas, especialistas em depilação e cabeleireiros podem oferecer seus serviços em um espaço adaptado em casa, seja na sala ou na garagem. Este modelo de negócio permite o fortalecimento de uma clientela local, reforçando laços comunitários.
Outra possibilidade é oferecer este tipo de serviço na casa do cliente, ou seja, após agendamento prévio, o profissional é que se desloca ao encontro do cliente.