Você joga fora as cascas de cebola? Saiba que está desperdiçando um verdadeiro tesouro!

Entenda os motivos para você nunca mais descartar essa parte do alimento.

É uma prática muito comum jogar as cascas de cebola no lixo. O que muita gente não sabe é que elas possuem benefícios e utilidades surpreendentes. Isso porque, além de somarem sabor quando utilizadas em caldos e sopas, as cascas de cebola são repletas de antioxidantes, como, por exemplo, a quercetina. Ou seja, as cascas que você descarta podem contribuir para a saúde cardiovascular, bem como para o fortalecimento do sistema imunológico.

E não é só para a sua saúde que as cascas de cebola podem ser usadas. Elas também funcionam como fertilizante natural, tornando-se um aliado do seu jardim.

Além disso, são ricas em nutrientes como potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo, essenciais para o desenvolvimento das plantas. Como se não bastasse, contêm compostos antioxidantes e antibacterianos, prevenindo doenças e pragas nas plantas.

Cascas de cebola: como usar nas plantas

Para fabricar o fertilizante para as suas plantas a partir da casca de cebola é bem simples e também barato. Assim, você vai precisar de:

  • Cascas de cebola;
  • 1 litro de água;
  • Garrafas PET;
  • Filtro.

Para fazer o fertilizante caseiro, vá juntando as cascas da cebola que você utilizar na hora de preparar suas refeições em um balde médio. Quando o recipiente estiver cheio, corte as cascas em pedaços pequenos com o auxílio de uma tesoura.

Coloque as cascas picadas em uma garrafa plástica, adicione 1 litro de água e reserve a mistura por 24 horas. Assim, os nutrientes das cascas serão liberados na água. Em seguida, filtre a solução com um pano ou uma peneira.

Use o composto a cada 20 dias em suas plantas. É suficiente para fornecer um suplemento nutritivo, deixando seu jardim mais forte, saudável e bonito. Não se esqueça de guardar o fertilizante na geladeira para conservar suas propriedades. Você pode usá-lo por até duas semanas; depois disso, é melhor descartá-lo e fazer um novo.

Benefícios

  • É um fertilizante natural, sem produtos químicos, ou seja, não prejudicam as plantas ou o solo;
  • Além de ser um custo baixo, há o aproveitamento de um resíduo que seria descartado;
  • Fornece nutrientes essenciais para as plantas;
  • É ecológico.
você pode gostar também
Deixe um comentário