Bateria não dura? Talvez você esteja carregando o celular do jeito errado
Carregar o celular até 100% pode reduzir a vida útil da bateria. Veja como evitar o desgaste e manter a bateria em bom estado.
Muitos de nós temos o hábito de carregar o celular até 100% e deixá-lo conectado à tomada durante a noite, mas esses comportamentos podem prejudicar a vida útil da bateria a longo prazo.
Com algumas mudanças de hábitos e nas configurações do celular, você pode melhorar o desempenho do aparelho e evitar problemas com a bateria.
Não carregue seu celular até 100%
À primeira vista, carregar o celular até 100% parece ser a maneira correta de garantir uma bateria cheia, mas, na verdade, isso pode acelerar o desgaste da bateria. Baterias de íon-lítio, que são utilizadas na maioria dos smartphones, funcionam melhor quando mantidas entre 20% e 80% de carga.
Isso ocorre porque carregar até o máximo e manter o dispositivo nesse nível de carga gera estresse adicional nos componentes internos da bateria, o que diminui sua capacidade ao longo do tempo.
Para facilitar essa prática, muitos celulares modernos já vêm equipados com funções nativas que limitam a carga. O Carregamento Otimizado, por exemplo, está presente em dispositivos como o iPhone e aprende sua rotina de carregamento.
Assim, ele mantém o nível de bateria em torno de 80% e completa a carga pouco antes de você precisar usar o aparelho. Em smartphones Android, funções semelhantes estão disponíveis, variando conforme o modelo e a fabricante.
Evite deixar o celular plugado após atingir 100%
Outro hábito comum, e igualmente prejudicial, é deixar o celular carregando durante toda a noite. Manter o aparelho conectado por longos períodos após atingir 100% leva à “sobrecarga passiva”.
Nessa condição, o celular continua recebendo pequenas quantidades de energia para manter a carga completa, o que pode gerar calor e aumentar o desgaste da bateria.
Uma solução é desconectar o celular assim que a bateria atinge cerca de 80% a 90%. Além disso, usar carregadores de menor amperagem pode ajudar a carregar o dispositivo mais lentamente, o que reduz o estresse na bateria.
Dicas para um carregamento eficiente
Se você deseja prolongar a vida útil da sua bateria, siga algumas práticas no dia a dia:
- Mantenha a carga entre 20% e 80% sempre que possível, evitando tanto o descarregamento completo quanto o carregamento total.
- Ative funções de carregamento inteligente no seu dispositivo, como o Carregamento Otimizado em iPhones.Evite carregar durante a noite ou deixar o celular plugado após atingir 100%.
- Use carregadores originais ou certificados, de preferência com baixa amperagem, para reduzir o desgaste da bateria.
Caso o seu celular esteja descarregando rapidamente ou demonstrando outros problemas, isso pode ser um sinal de desgaste avançado da bateria. Nesses casos, levar o aparelho para uma manutenção pode ser uma boa solução para evitar futuros problemas.