O que é energia?

A energia normalmente é estudada em todas as áreas da física e da química. Confira agora o que é, assim como os tipos de energia.

0

De acordo com o site da Eletrobras, energia significa um potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação. Dessa forma, qualquer coisa que esteja trabalhando está gastando ou transferindo energia.

A energia é um conceito essencial da física e pode ser encontrada em todas as suas áreas, como mecânica, termodinâmica, mecânica quântica, entre outras. Além disso, o potencial também é objeto de estudo em outras disciplinas, como a Química.

O químico Lavoisier, por exemplo, criou o Princípio de Lavoisier, que explica que a energia não pode surgir do nada, assim como não pode ser destruída. A única possibilidade é transformar um tipo de energia em outro.

Energia renovável e não renovável

As energias renováveis são as geradas a partir de fontes que contam com a capacidade de se repor naturalmente. Como exemplo, pode-se citar a geração de energia através da luz do sol ou das forças dos ventos.

Já as energias não renováveis são as provenientes de fontes finitas, ou seja, que um dia terão um fim. O petróleo e o carvão, por exemplo, são fontes de energias não renováveis.

Formas de energia

Confira agora algumas das principais formas de energia:

Energia cinética: associada ao movimento dos corpos.

Energia eólica: movimento das massas de ar.

Energia nuclear: a partir da fissão nuclear, que acontece a divisão do núcleo de um átomo.

Energia potencial: energia que se armazena de acordo com a posição de um corpo em relação à superfície.

Energia química: formada a partir de reações químicas.

Energia solar: energia proveniente da luz solar.

Energia térmica: energia gerada do calor.

Veja também:

você pode gostar também