Teoria abiogênese: o que foi?

Saiba qual foi uma das primeiras teorias a tentar provar como a vida surgia, e como ela caiu por terra, após a interferência de alguns pesquisadores

Uma das coisas que mais intrigam o ser humano é saber como as coisas surgiram, principalmente a vida.

Por isso, dentre as várias hipóteses, a primeira delas foi denominada Teoria da Abiogênese,a qual também é chamada de geração espontânea. 

Desse modo, essa teoria assegurava que a vida começava de um material sem vida. Além do mais, afirmava  também que o processo de criação do ser vivo era simples. A hipótese era muito bem vista até meados do século XIX.

Um dos principais adeptos que a defendiam era Aristóteles, um dos filósofos mais respeitados até os dias atuais.

Um exemplo épico sobre a teoria da abiogênese é o fato dela pregar que roupas sujas em combinação com o trigo poderiam dar origem a ratos.

Teoria Ratos

Hoje em dia é óbvio para qualquer pessoa que os ratos eram atraídos pelo odor da roupa e também da comida. Entretanto, naquela época, as pessoas acreditavam veementemente que eles surgiam a partir dali.

A teoria abiogênese só começou a ser desconstruída depois que alguns estudiosos passaram a trabalhar para provar que aquelas ideias estavam equivocadas.

Desse modo, Francesco Redi, foi o pioneiro em procurar formas de provar que aquela hipótese não era verdadeira.

Francesco Redi x Teoria da Abiogênese

O pesquisador pegou pedaços de carnes e colocou em dois recipientes de vidro. Em seguida fechou um deles e deixou o outro aberto.

Dessa forma, Redi deixou as carnes dentro dos potes por um tempo determinado.  No final, conseguiu perceber que haviam larvas nos vidros abertos, ou seja, aqueles que tiveram contato com moscas.

Experimento de Redi
Experimento de Redi

Ao perceber que o recipiente fechado não tinha larvas, o estudioso pode concluir que era impossível que a vida surgisse de um material não vivo.

No entanto, mesmos com os estudos de Redi, a teoria ainda não foi completamente desacreditada. Isso só foi acontecer com Louis Pasteur, em 1860.

Louis Pasteur x Teoria Abiogênese

O método de Pasteur não foi muito diferente do que Redi fez. A diferença é que Louis Pasteur pegou frascos de vidros com gargalos compridos e colocou caldos nutritivos dentro.

Em seguida, pegou os gargalos e os curvou. Logo após, ferveu o caldo e o deixou ali por alguns dias.  Depois de passado o tempo necessário, Pasteur observou que não havia surgido nada  no interior dos frascos.

Experimento de Pasteur
Experimento de Pasteur

Portanto,  o pesquisador conseguiu derrubar a teoria abiogênese, quando quebrou os vidros e percebeu que começava a surgir vida depois de alguns dias.

Com isso, Pasteur provou que era impossível ter vida em matéria inanimada.

Apesar de hoje em dia ser óbvio que a teoria abiogênese era errônea, naquela época não se tinha ainda o conhecimento de células, gametas ou quaisquer mecanismos genéticos evolutivos.

Além do mais, é extremamente importante ressaltar que não tinham recursos tecnológicos naquele momento para servir de suporte.

Desse modo, é fundamental enxergar a teoria abiogênese como aquela que abriu portas para a criação de novas hipóteses.

você pode gostar também
Deixe um comentário