Anatomia da folha

Continue lendo para conhecer os tecidos que compõem as folhas das plantas.

0

A folha das plantas parece ser uma estrutura simples, mas na verdade ela é formada por muitos tecidos diferentes que possuem várias funções distintas.

Na anatomia é possível visualizar os tecidos que permitem a eficiência fotossintética, de transpiração e sustentação desse órgão.

Anatomia da folha

A folha é composta por epiderme, mesofilo e sistema vascular, que são organizados de diversas maneiras de acordo com as necessidades da espécie.

Anatomia da folha
Anatomia da folha

Epiderme

A epiderme da folha é formada por diversos tipos de células que desempenham papéis diferentes como revestir as folhas, proteger e realizar trocas gasosas.

Essa camada por apresentar apenas uma ou várias camadas de células, dependendo das características da espécie de que a folha faz parte.

A epiderme possui células especializadas para diversas funções:

  • Estômatos: especializados em trocas gasosas.
  • Tricomas: também recebem o nome de pelos, evitam a perda de água, armazenam substâncias e ajudam a controlar a herbivoria.
  • Cutícula: camada formada por cutina, uma substância por permeável a água, ela reveste toda a epiderme e auxilia no controle da desidratação. Ocorre principalmente em folhas expostas ao Sol.

Mesofilo

O mesofilo é composto por parênquima clorofiliano, um tipo de parênquima que é rico em cloroplastos, que são os responsáveis por armazenar clorofila, o pigmento responsável por captar a energia luminosa que será usada na fotossíntese.

Portanto, o mesofilo é o tecido onde ocorre a fotossíntese e é composto por dois tipos de células: o parênquima paliçádico e o parênquima lacunoso.

  • Parênquima paliçádico: possui células alongadas que são posicionadas lado a lado, sem deixar nenhum espaço intercelular.
  • Parênquima lacunoso: também conhecido como esponjoso, possui células com formatos variados e com grandes espaços intercelulares.

Sistema vascular

O sistema vascular é formado pelos tecidos condutores de água, sais minerais e seiva orgânica, ou seja, o xilema e o floema.

Na folha, esses tecidos podem ser vistos facilmente nas folhas e são conhecidos popularmente como nervuras. Elas podem ter vários tipos de arquitetura e são importantes para a classificação das plantas.

  • Xilema: responsável pelo transporte de água e sais minerais.
  • Floema: responsável pelo transporte de substâncias orgânicas que são produzidas durante a fotossíntese.
Anatomia da folha - Especializações
Anatomia da folha – Especializações

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário