Cactos

Os cactos fazem parte da família Cactaceae que possui mais de 2 mil espécies. Eles são nativos do continente americano e são encontrados em locais áridos.

0

Os cactos fazem parte da família Cactaceae que possui mais de 2 mil espécies diferentes. Eles são nativos do continente americano, podem ser encontrados em locais quentes e áridos.

Por isso, os cactos possuem muitas adaptações ecológicas que permitem a sobrevivência deles em ambientes considerados desérticos.

Essas plantas possuem adaptações para ambientes secos como ramos longos, folhas modificadas em espinhos e tecidos que acumulam água.

Os cactos produzem flores grandes, geralmente noturnas e que são polinizadas por insetos ou animais como morcegos.

Cactos
Cactos
Cactos
Cactos

Características dos cactos

Os cactos são reconhecidos pelos tecidos suculentos, com grandes reservas de água que permitem a sobrevivência deles em ambientes áridos.

Além disso, eles possuem as folhas muito reduzidas ou modificadas em espinhos, a fotossíntese é realizada pelo caule que é verde e possui estômatos.

Os cactos apresentam diversas morfologias, podem ter tamanhos variados entre centímetros e muitos metros de altura.

Os frutos dos cactos são suculentos como a planta, o mais conhecido deles são as pitayas, conhecidas como fruta do dragão, que possuem polpas branca e rosa.

Cactos - Pitaya
Cactos – Pitaya
Cactos - Pitaya
Cactos – Pitaya

Adaptações para ambientes áridos

Os cactos possuem diversas modificações que permitem que ele sobreviva em ambientes secos, o caule com reserva de água, chamado de suculento, é uma dessas adaptações que acumula água para ser utilizada em períodos de longas estiagens.

O caule é revestido por uma grossa cutícula que não permite a perda excessiva de água, além disso, as folhas modificadas em espinhos fazem com que os cactos percam menos água através da transpiração.

Utilização dos cactos

Muitas espécies de cactos são utilizadas como alimentos por diversos animais, inclusive os humanos. Os cactos conhecidos como palmas, por exemplo, são muito utilizados na alimentação humana em locais áridos.

Cactos - Palma
Cactos – Palma

Eles são muito usados como ornamentação de ambientes e há também usos medicinais como anti-inflamatórios, cicatrizantes, digestivos, etc.

Cactos
Cactos
Cactos
Cactos
Cactos
Cactos

Veja também:

você pode gostar também