Água

Vamos conhecer melhor essa substância tão importante para os seres vivos!

0

A água é essencial para vida no nosso planeta, ela faz parte do corpo dos seres vivos e atua em diversas reações metabólicas.

Estrutura química da água

Essa substância é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio unidos por ligações covalentes simples que dá origem a fórmula química H2O.

Por ser uma molécula polar, a fórmula molecular ou estrutural da água, ou seja, como os átomos estão unidos, se parece com um V.

Água - Fórmula estrutural da água
Água – Fórmula estrutural da água

A água pode ser encontrada em três estados físicos no planeta Terra: líquido, sólido e gasoso.

As moléculas de água se unem umas as outras por meio de ligações de hidrogênio que mudam sua resistência conforme o estado físico da água.

Em estado sólido as ligações de hidrogênio são fortes e bastante duráveis, mas quando está no estado líquido, essas mesmas ligações se tornam frágeis e as moléculas são facilmente separadas em reações químicas.

No estado gasoso, as moléculas de água estão livres, não há nenhum tipo de ligação entre elas.

Propriedades da água

O planeta Terra é composto 70% por água e apresenta algumas propriedades físicas e químicas que influenciam a vida de todos os seres vivos.

  • Solubilidade: capacidade de dissolver substâncias, chamado de solvente universal. A junção do solvente com um soluto, a substância que será solubilizada, recebe o nome de solução.
  • Tensão superficial da água: força de atração que as moléculas internas e da superfície da água exercem para os lados e para baixo, formando uma película na superfície da água.
  • Densidade: reflete a compactação da água, medida através da concentração da massa em um certo volume. A densidade da água é variável com a temperatura.
  • Calor específico: quantidade de calor necessária para que 1 grama de substância aumente 1°C. A água tem o calor específico elevado e por isso ela pode variar a temperatura em muitos graus sem mudar seu estado físico.
  • Calor latente: quantidade de calor que uma substância necessita para mudar de estado físico. Esses valores são representados pelos pontos de fusão e ebulição da água.

Água no corpo humano

O corpo humano é composto por 70% de água, quanto mais novo o indivíduo maior pode ser a quantidade no corpo.

A água é uma substância fundamental para que diversas funções no corpo sejam executadas como:

  • Termorregulação: manutenção da temperatura em nosso corpo.
  • Transporte de substâncias: muitas substâncias são distribuídas por todo corpo através da água. O plasma sanguíneo é um exemplo de transporte de substâncias, já que possui água em abundância.
  • Reações químicas: muitas reações químicas no metabolismo do corpo humano só ocorrem na presença de água.
  • Proteção: a água é parte principal de várias substâncias importantes para a proteção do nosso corpo como as lágrimas, o líquido amniótico e o líquido sinovial, por exemplo.

Como o corpo humano perde água?

Nosso corpo pode perder água de diversas formas, as principais são a respiração, eliminação de substâncias e excretas como suor, urina e fezes.

Essas perdas de água são naturais e quanto mais ativa for a pessoa, mais água ela pode perder em um dia.

Por isso, é importante a ingestão regular de água para manter os níveis de água normais em nosso corpo, fazendo com que o metabolismo continue funcionando.

Água no planeta Terra

Certamente você já ouviu falar que o planeta Terra também é chamado de planeta azul ou planeta água. Isso acontece, pois a água ocupa 71% da superfície do nosso planeta, o que corresponde a 1,4 bilhão de km3.

Planeta Terra
Planeta Terra

A água está distribuída em oceanos, mares, rios, lagos, lençóis freáticos e geleiras. Do total, 97,5% é de água salgada e somente 2,5% corresponde a água doce.

Por isso, o consumo de água no mundo deve ser consciente, já que ela é limitada no planeta. A distribuição dela caria conforme o ecossistema, por isso em alguns locais tem mais disponibilidade de água do que outras.

A distribuição de água nos continentes é:

  • América: 39,6%
  • Ásia: 31,8%
  • Europa: 15%
  • África: 9,7%
  • Oceania: 3,9%

Água potável

Além da água doce ser limitada, nem todo tipo de água pode ser consumível por não ter boa qualidade.

Para ser consumida a água precisa ser potável, ou seja, livre de qualquer contaminação e ter boa qualidade para não oferecer riscos à saúde.

A água considerada potável é inodora, incolor, sem sabor e sem microrganismos que possam causar doenças.

Ciclo da água

A água participa de um ciclo que corresponde as transformações da água na superfície terrestre e na atmosfera.

Ciclo da água
Ciclo da água

Veja também:

você pode gostar também