Água destilada

A água destilada é uma água pura que pode ser usada em muitos processos laboratoriais e industriais.

0
A água destilada é uma água purificada, própria para uso em laboratórios. Ela pode ser obtida por meio de um processo de destilação, ou seja, um processo de separação de misturas liquidas.

Apesar do processo de destilação retirar grande parte dos sais minerais, não se pode dizer que a água destilada não possui nenhum mineral, muitos deles são difíceis de serem separados e precisam de outros processos além da destilação.

Água destilada - Laboratório
Água destilada – Laboratório

Para que serve a água destilada?

A principal utilidade da água destilada é para preparação de soluções em laboratórios de pesquisa. O uso de água destilada faz com que o experimento tenha mais chances de dar certo por não ter interferência de minerais que podem estar em excesso na água que usamos no dia-a-dia.

Fórmula da água destilada

A fórmula química da água não muda por ela ter passado por um processo de destilação, portanto, a fórmula da água destilada continua sendo H2O.

A única diferença entre a água comum e a destilada é a quantidade de minerais e o pH que é neutro e fica em torno de 7.0 dependendo do destilador que foi utilizado.

Como é produzida a água destilada?

A água destilada geralmente é produzida por um equipamento chamado de destilador. A água comum entra no destilador e é aquecida até entrar em ebulição até evaporar completamente.

O vapor da água obtido é condensado através do resfriamento em outro recipiente e se torna líquido de novo, sendo essa a água destilada.

Água destilada - Destilador
Água destilada – Destilador

Para produzir um litro de água destilada, são descartados em média 30 litros de água comum, ou seja, o consumo desse tipo de água deve ser consciente para não causar um grande impacto ambiental.

A água destilada também é produzida por aparelhos umidificador de ar e de ar condicionado, no entanto, a pureza dessa água não é totalmente confiável para usos laboratoriais.

Onde usamos a água destilada?

Além dos usos laboratoriais, a água destilada pode ser usada para limpeza de equipamentos, peças automobilísticas em geral, consultórios odontológicos e eletroeletrônicos com função de vapor, por exemplo.

Benefícios do uso de água destilada

A água destilada contém uma quantidade de minerais muito menor que a água comum e por isso possui um pH neutro. Essas condições fazem com que soluções laboratoriais sejam mais estáveis.

O uso desse tipo de água em eletroeletrônicos e nos motores dos automóveis também retarda a oxidação que pode ocorrer pelo contato da água com o metal.

Curiosidades

Apesar de não mudar a fórmula química, o consumo de água destilada não é recomendado. A falta de minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio e sódio podem provocar deficiência de minerais no organismo a longo prazo.

Experiência – Reproduzir a destilação da água em casa

A água destilada para usos científicos e comerciais deve ser preparada em aparelhos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Entretanto, com a ajuda de um adulto é possível realizar uma experiência em casa para reproduzir a destilação da água.

Você vai precisar de:

  • Chaleira para ferver a água
  • Copo de vidro congelado
  • Luvas para uso térmico
  • Recipiente para coleta da água

Modo de fazer

  • Primeiro coloque a água para ferver na chaleira, deixe borbulhar até começar a sair vapor;
  • Peça para que o adulto coloque as luvas térmicas e segure o copo congelado em cima dos vapores expelidos pela chaleira. Faça essa etapa com muito cuidado para não se queimar! Você também pode usar um pregador de roupas como na figura abaixo.
  • Coloque o recipiente para coletar a água destilada de jeito que a água escorra do copo congelado, assim ela irá ficar acumulada em seu interior;
  • A água que ficar no recipiente é a água destilada produzida por você!
Água destilada - Experimento de destilador caseiro
Água destilada – Experimento de destilador caseiro

Veja também:

você pode gostar também