Qual a importância da água potável?

Apesar de constituir apenas 2,5% do total de água consumível da Terra, pequena porcentagem é realmente coletada e adaptada para consumos humanos

0

Apesar de o planeta Terra ter grande parte de sua superfície coberta por água (em torno de 70%), apenas 2,5% dessa porcentagem é água doce e menos de 0,5% está ao alcance do homem para consumo. Encontrar água potável o suficiente para consumir é uma tarefa complicada, pois demanda determinada habilidade de coleta, tratamento e distribuição de água.
A água se torna em estado potável, basicamente, quando se encontra apta a ser consumida. Para isso, a água não pode ter cheiro, cor ou gosto, preferencialmente estando fresca ou temperatura agradável.

Importância da água potável

Sendo elemento mais importante para a manutenção da vida humana, a água corresponde cerca de 60 a 70% do peso corporal de uma pessoa, além de regular a temperatura corporal e ser importante para todas as funções orgânicas que ocorrem não apenas nos seres humanos, mas em todos os seres vivos.

Água Potável

Entretanto, a importância da água potável é vista no momento em que se percebe que a ingestão de água contaminada com bactérias, vírus ou protozoários podem ser a causa de várias doenças, tais como a hepatite A, infecção intestinal, diarreia, leptospirose, cólicas e tifoide. É possível perceber a contaminação da água por meio de sintomas como febre, dor abdominal, calafrios, vômitos ou perda de apetite.

Reservas mundiais de água

Enquanto Brasil, Rússia e Canadá são os países com as maiores reservas de água do mundo, regiões africanas e orientais não possuem recursos hídricos o suficiente nem para suprir as necessidades de sua própria população. Por isso, em muitos lugares, a solução vendo a utilização de poços para se retirar e aproveitar a água.

 Água no Brasil

Quando se trata de água, o Brasil é um país completamente privilegiado, pois detém a maior reserva de água doce do mundo. Entretanto, sua distribuição territorial não é uniforme, o que faz com que algumas regiões sejam mais abastecidas que outras.

O maior exemplo de todos é que o o estado da Amazônia possui a maior bacia fluvial da Terra, sendo 70% da disponibilidade fluvial brasileira, enquanto a região sudeste abriga apenas 6%.

Amazônia possui a maior bacia fluvial da terra

Já a região nordeste e grandes centros urbanos como os estados de Rio de Janeiro e São Paulo, constantemente passam por estados de escassez de água, sendo o primeiro com maior intensidade, que acarretam deficit econômico e abandono de terras.

Rios e lagos também estão com sua qualidade comprometida devida excessiva contaminação por fluídos tóxicos e deficiente processo de captação e tratamento. As principais substâncias poluentes encontradas em água consistem no mercúrio, metal utilizado em garimpo clandestino e os componentes de agrotóxicos das lavouras.

 Dessalinização

Quase dois terços do planeta Terra estão cobertos por água vindas dos oceanos. Entretanto, elas são para serem consumidas. Para conseguir ingerir a água do mar, é necessário que se faça a dessalinização, um processo de retirada do sal dessa água.

Isso acontece, pois a água do mar é rica em cloreto de sódio (o famoso ‘sal de cozinha’), que, quando consumido em excesso, faz com que as células do corpo humano percam água e se desidratem.

A dessalinização consiste em um processo de tratamento físico-químico de água, que acontece com a ajuda de grandes máquinas, e podem passar por dois processos diferentes: a evaporação e a osmose reversa (ou osmose inversa), que retiram a água do mar e a transferem para um grande tanque. Após essa transferência, é realizado um processo de evaporação.

Processo de dessalinização osmose reversa

Como purificar a água

Apesar de terem sido criadas as estações de tratamento de água (ETA) para captação e tratamento de água através de filtros e produtos químicos, ainda assim nem todas as casas são abastecidas com água tratada e, mesmo as que são, muitas não possuem condições de abrigá-la corretamente, com caixas d’água pouco cuidadas e sujas. Dessa forma, a água precisa ser filtrada e, dependendo do caso, tratada caseiramente.

Existem algumas formas de realizar essa limpeza:

  1. Filtrar e ferver a água por cerca de 15 minutos. Depois agite-a para seu gosto não ficar desagradável.
  2. Após filtrar, pingar cerca de 2 gotas de água sanitária (o hipoclorito de sódio a 2,5%) para casa litro de água. Espere, no mínimo, 30 minutos antes de beber.
  3. Utilizar o método da desinfecção solar; enche 3/4 de uma garrafa plástica, mexa por 20 segundos e depois deixe a garrafa exposta à radiação ultravioleta por mais ou menos 6 horas.
Água fervendo: Processo de purificação.
você pode gostar também