A importância dos sais minerais

Saiba mais sobre esses elementos que não são produzidas pelo corpo humano, mas que podem ser encontrados através de uma alimentação balanceada

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Há algumas substâncias que são essenciais para que o organismo humano possa ter um funcionamento adequado. Os sais minerais são um deles.

Dessa forma,  é importante saber qual a é função desse elemento e como ele colabora para o bom funcionamento do corpo.

Os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, os seres vivos não produzem esse elemento.Sendo assim, para que o ser humano consiga adquiri-lo da forma correta, é necessário uma alimentação balanceada.

Há uma série de sais minerais de que o corpo necessita e é importante que os principais sejam destacados. Entender as funções e saber como encontrar certos alimentos pode ser fundamental para um desempenho adequado do organismo.

Alimento saudável
Alimento saudável

O cálcio, o fósforo, o sódio, o cloro, o magnésio, o potássio e o enxofre fazem parte dos chamados macrominerais. Isso significa que o corpo necessita de mais de 100 gramas por dia dessas substâncias.

Já o ferro, o cobre, o zinco, o iodo,o  flúor, o selênio, e o manganês compõem os microminerais. Ou seja, o corpo necessita de menos de 100 gramas por dia desses sais.

Cálcio:

É essencial para a formação dos ossos e dos dentes. Além disso, controlam as funções celulares e participam da coagulação sanguínea.

O cálcio pode ser encontrado no leite e derivados (ex: iogurte), cereais,  vegetais ( ex: brócolis), dentre outros.

Fósforo:

Também contribui para a composição de ossos e dos dentes, assim como o cálcio.  O fósforo é essencial na produção de energia.

Esse sal pode ser encontrado no feijão,na carne, cereais, leite e derivados, dentre outros.

Potássio

As atividades nervosas são diretamente ligadas a essa substância, já que ela age de modo direto na sensibilidade elétrica. Além disso, atua também na contração muscular e ajuda a regular os batimentos cardíacos.

O potássio é encontrado  no feijão, nas verduras, em carnes, leites, dentre outros alimentos.

Sódio

Esse sal é responsável por regular o volume de líquidos no corpo. Além disso, assim como o potássio, tem relação com as contrações dos músculos e com a pressão do sangue.

Dessa forma, o sódio é um dos elementos mais presentes na alimentação, ele é encontrado no sal de cozinha.

Magnésio

Para que os nervos e os músculos funcionem da forma correta esse sal é imprescindível. Ele tem relação também com o metabolismo do cálcio, além da sintese da vitamina D.

Encontrado em feijão, soja, hortaliças de folhas verdes, cereais, dentre outros.

Ferro

Tem relação direta com o transporte do oxigênio no organismo. Isso acontece por ser o principal componente da hemoglobina. Por isso, caso o corpo fique com déficit desse elemento, a pessoa pode ter anemia.

A gema do ovo, coração, legumes, vegetais, etc, são alimentos que contêm o ferro.

Flúor

Esse elemento também atua na composição dos dentes e dos ossos. Portanto, esse sal está diretamente relacionado à prevenção de cáries dentárias.

O flúor é encontrado na água fluorada, tratada.

Iodo

Esse elemento tem relação direta com o metabolismo e é essencial  para o controle da tireoide.

O iodo é encontrado no sal de cozinha iodado, frutos do mar e peixes.

Como foi possível perceber, cada sal mineral exerce uma função no corpo humano. Dessa forma, uma alimentação balanceada, nem com carências, nem excessos, é essencial para um vida saudável.

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