Água desmineralizada

A água desmineralizada passa por um processo de retirada de íons para se tornar pura.

0
A água desmineralizada, também chamada de água deionizada, é uma água amplamente purificada por processos físico-químicos que deixando a água sem nenhuma substância residual.

Ela é diferente da água da natureza que é uma substância líquida, incolor, inodora e insípida que é essencial para os seres vivos e ocupa, aproximadamente, 70% da superfície do planeta Terra.

Além disso, a água natural é considerada o solvente universal para a maioria das substâncias existentes na Terra e utilizada para processos físico-químicos de laboratórios de pesquisas e industriais.

Mesmo as águas que são consideradas potáveis, ou seja, próprias para consumo, não são tão purificadas quanto a água desmineralizada.

O que é água desmineralizada?

A água desmineralizada passa por um processo de purificação chamado de deionização que consiste na retirada de todos os íons provenientes de sais minerais que ficam dissolvidos na água da natureza.

Esse processo neutraliza os íons dos sais minerais que continuam na água mesmo após a destilação dela. Isso ocorre com a adição ou remoção de elétrons utilizando resinas com cargas catiônicas e aniônicas.

Para que serve a água desmineralizada?

A água desmineralizada é utilizada em laboratórios de pesquisa cientifica, nas indústrias químicas, alimentícias e cosméticas, além de motores de automóveis, maquinário industrial e eletroeletrônicos domésticos e de beleza.

Água desmineralizada- Experimento com água deionizada
Água desmineralizada- Experimento com água deionizada

Como é o processo de desmineralização?

O processe de desmineralização da água é chamado de deionização, ou seja, a retirada de íons de sais minerais da água.

Ela acontece através de um aparelho chamado de deionizador que possui um sistema de resinas que são insolúveis, catiônicas e aniônicas. Geralmente, usa-se água destilada no deionizador, assim ela já entra no sistema previamente purificada.

Quando a água entra em contato com a resina catiônica, ela libera liberam íons H+ e sequestra íons de cálcio, magnésio, ferro, manganês, alumínio, cobre, zinco, cromo, níquel, entre outros cátions.

Já as resinas aniônicas liberam íons OH quando entram em contato com a água e retiram íons de clorato, cloreto, sulfato, sulfito, nitrato, fosfato, fluoreto, sílica e outros ânions.

Dessa forma, a água desmineralizada contém apenas H2O, sem adição de outras substâncias minerais, por isso recebe o nome desmineralizada.

Água desmineralizada - Aparelho deionizador
Água desmineralizada – Aparelho deionizador

Podemos beber água desmineralizada?

O consumo de água desmineralizada não é recomendado para os animais. Por não conter nenhum sal mineral, a ingestão dessa água pode causar desidratação e desequilíbrio nas soluções corporais.

Benefícios da água desmineralizada

A água desmineralizada é produzida com um baixo custo e consumo de energia, além de ser 100% reaproveitada.

A utilização dela traz pureza para as soluções produzidas em laboratórios e evita a oxidação de motores e peças metálicas dos eletroeletrônicos com o decorrer do tempo.

Curiosidades

A água desmineralizada é ionizada novamente e passa a ser apenas uma água destilada quando entra em contato com superfícies metálicas por muito tempo.

Ela deve ser armazenada, preferencialmente, em embalagens de vidro, bem como utilizadas em laboratórios nas mesmas condições.

Veja também:

você pode gostar também