Carboidratos

Continue lendo para saber tudo sobre esse composto orgânico!

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Os carboidratos são biomoléculas formadas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Elas são as moléculas mais abundantes da natureza e são popularmente conhecidas como açúcares.

Eles são essenciais para os seres vivos, no caso dos humanos, é graças a ele que podemos andar, pular, correr e, que todos os sistemas do nosso corpo funcionam em equilíbrio.

Funções dos carboidratos

A principal função dos carboidratos é fornecer energia para garantir o funcionamento normal do organismo.

No entanto, além disso os carboidratos também são importantes para a formação de moléculas como os ácidos nucleicos e a celulose, pois fazem parte de sua estrutura.

Tipos de carboidratos

Os carboidratos são classificados em monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos.

Carboidratos simples

Os carboidratos mais simples são os monossacarídeos e os dissacarídeos. Os monossacarídeos são formados por apenas uma molécula e os dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos. Eles são açúcares muito simples e solúveis em água.

Os monossacarídeos são a glicose que é produzida pelas plantas na fotossíntese, a frutose que é o açúcar presente nos frutos e a galactose que é o açúcar presente no leite.

Os dissacarídeos podem ser do tipo sacarose que são formados pela união de glicose e frutose. Mas também podem ser do tipo lactose que são formados pela glicose e galactose.

A sacarose é o açúcar que geralmente consumimos em doces, sucos e cafés. A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e seus derivados, para os mamíferos, a lactose é a principal fonte de energia para os filhotes.

Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos são representados pelos polissacarídeos que são moléculas formadas pela união de centenas de monossacarídeos.

Os polissacarídeos não são solúveis em água e podem ser encontrados na forma de amido, celulose ou quitina.

O amido é a principal substância de reserva de energia das plantas. Por isso, ele é a principal fonte de carboidrato proveniente da alimentação e está presente na maioria das raízes e tubérculos como as batatas.

A celulose é o carboidrato presente na estrutura química da parede celular dos vegetais, além de insolúvel em água, ela também é um polissacarídeo muito resistente.

A quitina está presente na parede celular dos fungos e é o carboidrato presente na estrutura do exoesqueleto de artrópodes.

Onde os carboidratos podem ser encontrados?

Os carboidratos estão presentes nos alimentos que consumimos. É importante ressaltar que não existe nenhum alimento que não possui carboidrato.

Na verdade, o que acontece é que a quantidade de açúcar em cada alimento pode ser muito diferente.

Alimentos ricos carboidratos

  • Frutas: maçã, laranja, manga, banana e etc.
  • Raízes e tubérculos: batata, mandioca, beterraba, cenoura e etc.
  • Cereais: arroz, aveia, trigo e etc.
  • Leguminosas: feijão, ervilha, soja e etc.
  • Caules: cana-de-açúcar
  • Pães, massas, doces
Alimentos ricos em carboidratos
Alimentos ricos em carboidratos

Alimentos que possuem pouco carboidrato

  • Frutas: abacate, morango, limão, tomate e etc.
  • Folhosos: couve, alface, rúcula e etc.
  • Verduras: abóboras, chuchu, brócolis, couve-flor, etc.
Alimentos pobres em carboidratos
Alimentos pobres em carboidratos

Existem carboidratos bons e ruins?

Na verdade, todos os carboidratos têm a função de fornecer energia para o organismo, portanto todos eles são fundamentais para os seres vivos.

O que pode ser ruim é o consumo em excesso de carboidratos que podem causar doenças como a obesidade e o diabetes.

Além disso, o índice glicêmico de cada tipo de carboidrato também pode causar reações diferentes em cada organismo.

Alimentos com carboidratos mais complexos possuem índice glicêmico mais baixo que alimentos com carboidratos mais simples.

Os carboidratos engordam?

Sim! O excesso de carboidratos pode engordar pois o organismo tende a estocar em forma de lipídios a energia que é utilizada.

Portanto, é importante manter uma alimentação saudável, com quantidade limitada de carboidratos, de acordo com a necessidade de cada um.

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