Quais animais que fazem polinização?

Pássaros, insetos e morcegos, saiba como funciona o trabalho de agentes polinizadores desses animais

0

A polinização é um processo essencial para a reprodução das plantas. Ela é realizada quando o pólen é transportado de onde é produzido, até o gameta feminino.

Dessa forma, para que esse transporte possa acontecer é fundamental o trabalho feito pelos agentes polinizadores. Eles são os responsáveis por esse deslocamento.

Os animais que fazem polinização são variados e podem compor grupos diferentes como mamíferos e insetos. A polinização feita por eles é denominada zoofilia e, geralmente, acontece uma relação de troca com a planta.

Dessa forma,  o animal leva o pólen à planta e ela o recompensa com algum alimento. Vamos aos exemplos:

Pássaros:

Ornitofilia é o nome que recebe a polinização feita por pássaros.  Eles se sentem atraídos por plantas que tem as cores vivas, principalmente as vermelhas.

Além disso, aquelas que têm o néctar com mais abundância e uma estrutura resistente, também chamam a atenção dos pássaros.

Polinização - ornitofilia

Insetos:

Entomofilia é a polinização feita por insetos. Ao contrário dos pássaros, que procuram néctar com abundância, esse grupo de animais já preferem aquela que o tem em uma quantidade controlada.

Além do mais, flores que possuem espaço para que possam pousar, também são as mais procurada pelos insetos. Os principais polinizadores  são besouros, vespas e abelhas.

Polinização - entomofilia

Morcegos:

Quiropterofilia é quando a polinização é feita por morcegos. Nesse caso, os polinizadores procuram  flores mais brancas e com uma quantidade abundante de néctar.

Para os morcegos é importante também que essas plantas tenham o cheiro forte durante a noite e que sejam mais duras.

Polinização - quiropterofilia

você pode gostar também