Alfabetizar pela TV: Conheça o programa Alfa e Beto na TV

A alfabetização pela televisão aberta, até um tempo atrás, era algo fora de cogitação. Agora, com a pandemia, tornou-se necessária.

0

A pandemia do novo coronavírus tem gerado desafios nas mais diversas esferas da vida. Isso também se faz presente no quesito educação. O que anteriormente parecia impossível, agora é uma realidade, como a alfabetização a distância.

João Batista Oliveira, no blog Educação em Evidência, no site da Veja, explica que nunca ocorreu de alfabetizar pela televisão aberta, por duas razões principais. A primeira, por conta do desafio da interação e feedback, enquanto a segunda é que não existia essa necessidade e nem interesse.

Observando o desafio das inúmeras redes de ensino por conta da falta de recursos para o ensino a distância, a Rede Vida Televisão abriu espaço e permitiu iniciar um programa de alfabetização, que estreou no dia 26 de outubro deste ano.

O programa 

A previsão é de que o programa, nomeado como Alfa e Beto na TV,  apresente 95 episódios de Língua Portuguesa e 95 de Matemática. Vale destacar que este não será apenas um programa educativo, mas sim teleaula. Ou seja, exige-se acompanhamento, fazer atividades, realizar as correções e dar feedback.

É muito importante contar com a participação dos pais, que se puderem acompanhar com os filhos, poderão, além de aprender, auxiliar as crianças. Enquanto isso, as redes de ensino devem prover os materiais, corrigir os deveres de casa, acompanhar e estimular os estudantes.

Veja também: 40 atividades de alfabetização para imprimir

você pode gostar também
Deixe um comentário