O que é razão social

Razão Social é o nome de uma empresa que vai constar nas documentações e contratos, mas nem sempre será o nome pelo qual a empresa é conhecida.

A Razão Social é o nome de uma empresa registrado na Junta Comercial. Dessa forma, é o nome que vai constar nas documentações e contratos da empresa. No entanto, nem sempre a Razão Social vai ser o nome pelo qual a empresa será conhecida.

A Razão Social também pode ser chamada de Nome Comercial, Firma Empresarial e Denominação Social, mas todos esses nomes significam a mesma coisa.

A escolha da Razão Social não podem ser feita aleatoriamente, já que, dependendo do tamanho da empresa, existem regras específicas a serem seguidas. Microempreendedores individuais (MEIs), por exemplo, a Razão Social deve ser o nome do empreendedor seguido por seu CFP.

O direito a Razão Social é garantido pela Constituição Federal, pelo Código Civil Brasileira e pela Convenção de União de Paris para assuntos de Propriedade Industrial. Portanto, a Razão Social comprova que a empresa está dentro dos termos determinados em lei.

Além da Razão Social, a empresa também pode possuir um Nome Fantasia, que serve para divulgar a empresa. Esse Nome não precisa ser idêntico à Razão Social, mas precisa ser registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Assim, as marcas podem ter um Nome Fantasia mais atrativo do ponto de vista do marketing e uma Razão Social que vai estar nos documentos.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário