Atividades Consciência Negra – Educação infantil

A data é celebrada no dia 20 de novembro em referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder negro que lutava pela libertação de seu povo.

0

No dia 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, data importante para consolidar a consciência afro-brasileira. Porém, sua oficialização como feriado em diversas cidades do país vai bem além disso.

A escolha deste dia, em específico, se deve à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores refúgios de escravos fugitivos das fazendas na época da escravidão.

Zumbi imortalizou a luta pela libertação de seu povo, morrendo na defesa de sua comunidade e seus direitos. A data foi instituída no calendário escolar a partir de 2003. Em 2011, foi oficialmente denominada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

O Dia da Consciência Negra foi decretado como feriado em 1.047 municípios brasileiros e desperta temas que, na verdade, devem ser discutidos diariamente, como racismo, discriminação, inclusão e igualdade social.

No estímulo da discussão sobre o tema, trouxemos uma série de atividades sobre o Dia da Consciência Negra para a Educação Infantil. Os modelos podem ser baixados, impressos e levados para trabalhar em sala de aula com os seus alunos.

você pode gostar também