Desenhos para colorir – Consciência Negra

A data, celebrada no dia 20 de novembro, pode ser abordada em diferentes formas na sala de aula, inclusive por meio de desenhos e pinturas.

0

Você já ouviu falar em Zumbi dos Palmares? Trata-se de importante líder negro que comandou o refúgio de escravos fugitivos das crueldades aplicadas a eles no regime da escravidão na era colonial.

Ao lado da esposa, Dandara, Zumbi lutava pela libertação de seu povo e, inclusive, morreu defendendo os direitos de sua comunidade. Sua morte deu-se no dia 20 de novembro que, em 2003, foi instituída como o Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra.

A partir de 2011, a data foi oficializada por meio de decreto, passando a ser feriado em 1.047 municípios brasileiros. Porém, é importante adotá-la como reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e combate aos problemas que tanto os aflige.

De fato, são temas que precisam ser discutidos diariamente, uma constante luta contra a discriminação e desigualdade históricos enfrentados por eles. Isso precisa ser discutido nas escolas desde os anos iniciais, inclusive no Ensino Fundamental.

Uma das propostas mais eficazes para tratar do assunto é por meio da arte. Por isso, trouxemos desenhos para colorir sobre o Dia da Consciência Negra, no intuito de despertar o discernimento social em seus alunos.

você pode gostar também