Autocontrole na infância está relacionado com expectativa de envelhecimento
Segundo pesquisa realizada na Europa, crianças com habilidade de controlar emoções tendem a envelhecer mais devagar.
De acordo com um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, a chave para uma vida adulta saudável é o autocontrole. Segundo o documento, crianças criadas com maior habilidade de controlar emoções, comportamentos e pensamentos tendem a envelhecer mais devagar que o restante da sociedade.
A pesquisa analisou mais de mil adultos com 45 anos de idade nascidos na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que crianças autocentradas desenvolveram-se em adultos com cérebros mais jovens e saudáveis que os demais.
Para os estudiosos, o autocontrole é uma característica essencial para deixar os pequenos prontos para o colégio, mas também prepara os adultos para a vida. No decorrer da fase de entrevistas da pesquisa, o grupo com maior autodisciplina também mostrou-se mais capaz de lidar com desafios financeiros, sociais e de saúde.
As pessoas do grupo com alta taxa de autocontrole também expressaram opiniões mais positivas sobre o envelhecimento e mais satisfação com relação à meia-idade.
Embora o autocontrole tenha sido uma característica importante para o bom envelhecimento, a pesquisa mostrou que a maior parte das crianças com essas habilidades costumam vir de famílias financeiramente estáveis. No entanto, alguns dos adultos participantes do estudo mudaram seus níveis de autocontrole ao envelhecerem e apresentaram condições melhores de saúde.
Ou seja, a habilidade do autocontrole pode ser ensinada para um número cada vez maior de pessoas, aumentando a expectativa e qualidade de vida.
Leia também: Rotina com exercícios divertidos ajuda a evitar depressão infantil