Brincadeiras para o Maternal 1

Brincar é a diversão de qualquer criança e também é um jeito simples de estimular o desenvolvimento cognitivo.

0

As brincadeiras feitas na infância marcam a vida de uma criança. Desse modo, os responsáveis devem sempre levar em conta alguns aspectos sobre o que desejam ensinar nos momentos de brincar.

É sempre interessante que as atividades trabalhem o desenvolvimento cognitivo e a interação social das crianças. Também é possível estimular brincadeiras que envolvam o movimento e o pensamento ágil. Além disso, é necessário que os responsáveis estejam atentos para que as brincadeiras não gerem sentimentos contrários aos desejados.

Seguindo essas orientações, a brincadeira se torna divertida para todos, até para quem é adulto. Para ajudar nessa tarefa, confira abaixo algumas sugestões de brincadeiras para o maternal 1 que colaboram nesses pontos.

Brincadeiras para o maternal 1 – Futebol de balão

Para as crianças, o futebol é sempre divertido, ainda mais quando jogado com balão. A intenção dessa brincadeira não é estourar o balão, mas a diversão continua mesmo se isso acontecer.

Objetivo da brincadeira

Incentivar o movimento e o trabalho em equipe.

Materiais utilizados

Balões. Duas caixas de papelão grandes (ou outros materiais abertos que possam representar os gols).

Número de crianças

Livre. Estipulado pelo educador.

Como funciona

A brincadeira fica melhor se for feita em algum local aberto e gramado, mas é possível trabalhar com limitações. O importante é que as crianças tenham espaço para se movimentar.

Primeiro, o responsável deve pegar as caixas de papelão e colocá-las em lados opostos, como se fossem gols. Em seguida, divida os participantes em duas equipes.

Antes de iniciar o jogo, também encha um balão e coloque-o no meio do campo. Depois, o responsável deve indicar para qual lado cada equipe tem que chutar.

Com o jogo pronto, é só autorizar o início e incentivar as crianças a ir chutando o balão, no intuito de fazer com que ele chegue dentro das caixas. Ganha quem fizer mais gols no período de tempo escolhido para durar a brincadeira.

Brincadeiras para o maternal 1 – Pintura de sopro

Se tem uma coisa que atrai uma criança são objetos que misturam várias cores. Por isso, trazer a arte para próximo delas é uma ótima alternativa que mescla diversão e aprendizagem.

Objetivo da brincadeira

Estimular a criatividade por meio de um tipo diferente de arte.

Materiais utilizados

Tinta guache, água, canudinhos finos e grossos, copos e folha A4.

Número de crianças

Livre. Estipulado pelo educador.

Como funciona

Primeiro, o responsável vai pegar a água e misturar em um copo uma medida do líquido para duas de tinta guache. Em seguida, sobre uma mesa ou até mesmo no chão, peça às crianças que peguem a combinação e derramem uma quantidade pequena no papel.

Com o canudinho elas vão soprar o material e fazer os desenhos que desejarem. Portanto, quanto mais mistura de cores tiver, mais divertido pode ficar.

Nessa brincadeira, o responsável deve estar atento para que as crianças não tentem ingerir a tinta com o canudo ou sujar os colegas com a tinta.

Brincadeiras para o maternal 1 – Labirinto

A brincadeira do labirinto é desafiadora, mas também é muito divertida. É muito importante ressaltar que, devido a faixa etária das crianças, o labirinto não precisa ser grande, então a brincadeira pode ser feita em local aberto ou fechado.

Objetivo da brincadeira

Desenvolver o raciocínio lógico das crianças.

Material utilizado

Fita adesiva colorida e caixas de papelão.

Número de crianças

Livre. Estipulado pelo educador.

Como funciona

Antes de tudo, é importante o educador já levar algumas ideias de labirinto para que a atividade possa fluir melhor. No local, o responsável vai desenhar os labirintos no chão utilizando a fita adesiva.

Também é interessante que criar paredes com caixas de papelão, mas esse passo é opcional. Em seguida, peça às crianças que percorram o caminho em busca da saída do labirinto.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário