Plano de aula Dia do Índio – Maternal

Plano de aula para ser desenvolvido na semana do Dia do Índio para turmas do maternal.

0

A equipe do Ler e Aprender selecionou essa sugestão de plano de aula para o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril. O exemplo é direcionado para turmas do maternal.

Diversas escolas e associações promovem eventos no dia 19 de abril com o objetivo de destacar a importância dos indígenas para a formação do povo brasileiro.

No Brasil, o Dia do Índio foi determinado durante o período do Estado Novo, em 1943. Nessa época, o presidente do país era Getúlio Vargas.

Plano de aula – Dia do Índio

TEMA: Dia do Índio

ANO: Maternal

DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e valorizar a cultura indígena;
  • Motivar o interesse das crianças na cultura indígena;
  • Desenvolver a atenção;
  • Desenvolver a coordenação motora.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Aparelho de som
  • Folha branca
  • Giz de cera
  • Tinta

DESENVOLVIMENTO:

O intuito dessa aula é que ela seja dinâmica. Por isso, ela se concentrará em explorar a atenção  e a coordenação motora das crianças.

O primeiro momento consistirá na reprodução da música O Indiozinho, do grupo DóRéMiLá, disponível no YouTube, veja o vídeo logo abaixo:

Reúna-se com as crianças e ouça a música. Cante a música pronunciando as palavras com nitidez e animação. Cante e dance de forma que as crianças consigam te acompanhar.

Dê um tempo para que elas aprendam a música, por isso, a deixe tocar ao menos 3 vezes. Dessa forma, você as incluirá na proposta didática.

Depois desse momento de descontração, dê uma atividade para as crianças realizarem. Tal atividade se concentrará na pintura de um cocar indígena. Veja o exemplo:

 

Dê um tempo para que as crianças coloram o desenho.

OBS: Não se esqueça de estimulá-las a usar diversas cores.

Depois que elas colorirem, recorte os cocares e os assente na cabeça de cada uma.

Pegue as tintas coloridas e faça um desenho em cada lado das bochechas das crianças como na imagem abaixo:

Plano de aula dia do índio

Leve essa foto impressa, a pendure em algum local da sala. Faça isso para que as crianças compreendam o motivo da pintura. Diga que existem pessoas que andam assim e merecem respeito e amor.

Por fim, depois de toda a turma caracterizada – incluindo o/a professor(a) – coloque a música para tocar novamente e divirtam-se!

Veja mais em:

você pode gostar também