Dia do índio – Desenhos para colorir

No dia 19 de abril, é celebrado o Dia do Índio para homenagear os indígenas e a sua cultura.

0

Os povos indígenas do Brasil habitam o território brasileiro há milênios. Com a chegada dos portugueses, muitos indígenas foram mortos pela dominação ou pelas doenças trazidas por eles. Assim, a população de indígenas foi reduzida de milhões para cerca de 150 mil no início do século XX.

Ao longo dos últimos séculos, indígenas foram desprezados e considerados bárbaros, mesmo que tenham contribuído com vários hábitos, palavras e lendas do folclore, entre outros aspectos da cultura brasileira.

Apenas no século XX, depois de 400 anos da chegada dos portugueses, que surgiram as primeiras instituições dedicadas aos indígenas, como o Serviço de Proteção ao Índio e o Dia do Índio.

Origem do Dia do Índio

Em 1940, foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, em que diversas lideranças indígenas da América se reuniram para que suas reivindicações fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Inicialmente, o Brasil não aderiu a instituição, mas decidiu apoiar depois da intervenção de Marechal Rondon, famoso por defender as populações indígenas.

Assim, foi instituído o Dia do Índio, para ser comemorado no dia 19 de abril como forma de homenagear os indígenas brasileiros. Além disso, a data também é uma forma de celebrar a cultura indígena e de lembrar que os povos indígenas brasileiros ainda enfrentam muitas lutas para sobreviver.

Desenhos para colorir – Dia do Índio

Como trabalhar o Dia do Índio pode ser um desafio para muitos professores e pais, mas desenhos para colorir podem auxiliar nessa tarefa de introduzir os povos indígenas, principalmente para os pequenos.

Confira abaixo diversos desenhos para colorir do Dia do Índio para imprimir e utilizar na escola ou em casa.

Veja também: 20 atividades infantis: Desenhos para Colorir e Imprimir

você pode gostar também