Dia do Índio

O Dia do Índio é comemorado no dia 19 de abril no Brasil. É considerado um dia de celebração, respeito e luta para esses povos.

0
O Dia do Índio ou Dia dos Povos Indígenas é comemorado todo dia 19 de abril no Brasil e em diversos países do continente americano.

Existe outra data destinada aos povos indígenas a nível internacional determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU). É o dia 9 de agosto.

Entretanto, o objetivo do presente artigo é contribuir para o entendimento da escolha do dia 19 de abril, além de abordar a importância da cultura, costumes e saberes da população indígena.

Muitos eventos são realizados em escolas e entidades com o intuito de ressaltar a importância dos indígenas para a constituição do povo brasileiro.

No Brasil, o dia do índio foi estabelecido em 1943, pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, no contexto compreendido como Estado Novo.

Resumo sobre o Dia do Índio

Representantes de várias etnias de países como o Chile e México se reuniram no dia 19 de abril de 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

As várias pautas dessa reunião se concentraram em torno da situação dos povos indígenas da América, depois de séculos de colonização e após a formação dos países independentes no continente americano.

O início do século XX foi marcado pelo desenvolvimento da etnologia – ciência que estuda as culturas primitivas.

Dessa maneira, a partir do estudo das etnias, criou-se um esforço para compreender a cultura e os costumes indígenas, atribuindo a importância necessária a esses povos.

Percebeu-se a necessidade da criação de políticas públicas que respeitem  e protejam os aspectos referentes a história e a vida dos indígenas.

Com isso, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano cumpriu a função de criar e estabelecer tais políticas públicas. Entre as decisões tomadas, uma dela foi determinar o dia em que ocorreu o congresso como o Dia do Índio.

Vários países do continente incluíram a data em seus calendários como forma de homenagem aos povos indígenas.

Entretanto é importante salientar que o dia 19 de abril não deve ser visto apenas como um dia de celebração. É o momento de enxergarmos os indígenas enquanto cidadãos capazes de determinar seu destino.

Além de celebrar a contribuição dos indígenas na formação da sociedade brasileira e de nos atentarmos para a conservação de sua cultura, é necessário compreender que esses povos têm plenas condições de vislumbrarem o seu futuro a partir das suas escolhas e desejos.

A influência dos indígenas na cultura brasileira

  • Rede de dormir
  • Artesanato de palha e cipó
  • Utensílios de cerâmica
  • Comidas feitas com mandioca e milho
  • Uso de ervas medicinais para curar enfermidades
  • Lendas folclóricas
  • Diversas palavras de origem indígena, como: tucunaré, Maracanã, Itu, pororoca, caju, pitanga, Ipanema. Além de nomes próprios como: Kauara, Janaína, Ubiratan, Jurema, Kauê, entre outros.

Veja mais em:

você pode gostar também