Significado da Páscoa para os cristãos

Para os cristãos, a Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, que se sacrificou para salvar a humanidade.

Originalmente, a Páscoa era comemorada por judeus em celebração a saída do Egito. Após séculos de escravidão no Egito, Deus enviou dez pragas no país para que o Faraó deixasse o povo ir.

Nessa ocasião, foi comemorada a primeira Páscoa ainda no Egito como uma ordem de Deus para que os hebreus fossem livrados da passagem do anjo da morte, a décima praga, que matou os primogênitos.

Nos anos seguintes, a celebração da Páscoa passou a ser uma lembrança da libertação do povo hebreu. Contudo, quando o cristianismo surgiu, a data também foi utilizada como uma celebração, mas com significado diferente.

Significado da Páscoa Cristã

Para os cristãos, a Páscoa é o momento de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. De acordo com a narrativa bíblica, Jesus morreu por crucificação em uma sexta-feira, mas ressuscitou no domingo.

Esse acontecimento é muito importante para a fé cristã, já que, como é exposto na Bíblia, a crença dos cristãos não teria sentido. No cristianismo, a morte de Cristo foi um sacrifício feito para que a humanidade pudesse ser salva dos seus pecados.

Mesmo que essa seja a crença entre todos os cristãos, a maneira como a Páscoa Cristã é comemorada varia de acordo com o religião. Para os católicos, por exemplo, a Páscoa começa no Carnaval, que dá início aos 40 dias de penitências e jejum para lembrar o sofrimento de Jesus no deserto e na cruz, em um período conhecido como Quaresma.

Além do Domingo de Páscoa, todos os dias que antecedem a data possuem um significado na fé cristã, sendo representada a última semana antes da morte de Jesus, conhecida como Semana Santa.

No domingo anterior à Páscoa, é comemorado o Domingo de Ramos, ocasião em que Jesus entrou em Jerusalém sendo saudado por pessoas que cobriam a estrada com folhas de palmeira.

Já na quinta-feira, ocorreu a Última Ceia, em que Jesus lavou os pés de seus discípulos e falou com eles sobre os acontecimentos futuros. Na Sexta-feira Santa, é relembrada a crucificação de Cristo.

O sábado é conhecido como Sábado de Aleluia. Por fim, no Domingo de Páscoa, é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo.

Veja também: 

você pode gostar também
Deixe um comentário