Produção de células sanguíneas: como acontece?
Entenda como é realizado o processo de produção do sangue e quais são as substâncias que formam o líquido
O corpo humano é uma verdadeira máquina que funciona 24 horas por dia. Dessa forma, ações essenciais para a sobrevivência das pessoas acontecem de forma tão automática , que nem são pensadas.
Por exemplo, você já parou para se perguntar como é a produção das células sanguíneas no corpo?
Antes de tudo, é importante saber o que é o plasma, para compreender como é o processo de produção do sangue.
Plasma
De forma simples, pode-se definir o plasma como a parte líquida do sangue. Ele corresponde a mais de 50% do volume sanguíneo.
Desse modo, em sua composição estão presentes substâncias como proteínas, sais minerais e predominantemente, a água.
Hemácias, leucócitos e plaquetas
Além do plasma, o sangue também é composto pelas hemácias, leucócitos e plaquetas.
As hemácias também são conhecidos como eritrócitos ou glóbulos vermelhos. Dentre suas características está o fato de possuírem formato de disco bicôncavo, com o meio mais fino e as laterias mais condessas.
Elas também têm a forma arredondada, e dispõem de muita flexibilidade.
Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos se diferenciam por ser um conjunto de células que se distinguem por meio de célula-tronco.
Essas células tronco são originárias da medula óssea e estão no sangue e em outros tecidos conjuntivos.
As plaquetas são encontradas somente nos mamíferos e têm a função de impedir que sangramentos se juntem e acabem formando coágulos nos vasos sanguíneos.
Em suma, as hemácias estão relacionadas com o transporte do oxigênio; os leucócitos, agem no método de defesa; enquanto as plaquetas agem na coagulação.
Produção sanguínea
Após saber como o sangue é composto é hora de entender como acontece o processo de novas células sanguíneas.
É no interior dos ossos chatos, aqueles que são bem menos espessos, que os sangue é produzido. No entanto, é importante ressaltar que nas crianças a produção sanguínea é realizada em quase todos os ossos.
Mas voltando à fase adulta, esse método ocorre, principalmente, nos ossos do quadril, nas costelas, nas vértebras e também no crânio e no externo.
Hematopoiese ou hemopoiese, são as denominações dadas à produção das células do sangue. Isso é possível devido a medula óssea vermelha que é encontrada no interior dos ossos.
Em seguida, na medida em que os ossos vão se desenvolvendo, a medula óssea vermelha é substituída pela medula óssea amarela.
Desse modo, a nova composição tem uma maior parte de gordura. Além do mais, a medula óssea amarela não produz células sanguíneas.
Portanto, é por esse motivo que os adultos têm ossos específicos que produzem as células de sangue.
Esse processo é inicializado com o hemocitoblasto, uma célula que dá o início ao eritrócitos, leucócitos e também megacariócitos.
Os leucócitos e os eritrócitos são separados e produzem as plaquetas. Enquanto isso, o plasma é formado, principalmente, pela água ingerida.
Pelo intestino, o líquido entra na corrente sanguínea e depois dilui sais, hormônios e outras proteínas, até que o plasma seja formado.