Cores primárias: O que são e quais são as cores primárias

As cores primárias dão origem a todas as outras cores. Existem três modelos de cores primárias e cada um é utilizado de formas diferentes

0

Uma cor é formada por fatores físicos, externos e sensoriais. Assim, uma cor depende da incidência de luz, do ambiente e da visão humana para ser compreendida. Além desses fatores, a cor também está lidada à informação presente no cérebro e com a capacidade de aprender as cores e de relacioná-las entre si.

O principal conjunto de cores é o de cores primárias. Elas são chamadas dessa forma porque é a partir das cores primárias que são formadas todas as cores.

Por muito tempo, as cores amarelo, azul e vermelho foram consideradas primárias devido aos estudos de Isaac Newton com luz e prisma. No entanto, após testes mais atuais, foi visto que essas três cores não conseguem reproduzir todas as cores.

Então, foram criados mais duas classificações de cores primárias: as aditivas e as subtrativas, além das tradicionais.

Cores primárias aditivas

As cores primárias aditivas usam a luz emitida para criar a sensação de variação de cores. Elas são chamadas de aditivas porque a junção das três cores resulta em branco. As cores primárias aditivas são vermelho, azul e branco.

Essas cores primárias aditivas são conhecidas como RBG, uma sigla em inglês para red (vermelho), blue (azul) e green (verde). Esse modelo de cores é usado na televisão, em computadores, em celulares e em outros aparelhos que emitem imagem através da luz.

Cores primárias subtrativas

Por sua vez, as cores primárias subtrativas são utilizadas como pigmentos para criar novas cores. Ao contrário das aditivas, a mistura de todas essas cores subtrativas resulta em preto. As cores primárias subtrativas são ciano, magenta e amarelo.

O principal uso das cores primárias subtrativas é na indústria da impressão. Sendo assim, o modelo adotado em todas as impressoras, com o acréscimo da cor preta para economizar a tinta de outras cores. A sigla desse modelo é CMYK, de ciano, magenta, yellow (amarelo) e key-black (preto, cor chave).

Cores primárias tradicionais

As cores primárias tradicionais continuam sendo amarelo, azul e vermelho devido ao uso histórico dessas cores por artistas. Alguns também as chamam de cores psicológicas, porque o olho humano não consegue dividir em cores mais básicas.

Veja também: Cores Terciárias: O que são e quais são as cores terciárias

você pode gostar também