Cores Secundárias: O que são e quais são as cores secundárias

Você sabe quais são as cores secundárias? Confira tudo sobre cores e o que são as cores secundárias

0

O que são as cores?

As cores são definidas por meio de fatores naturais, externos ou físicos (desde a luz imitida sobre o objeto, até a reação desde perante demais fenômenos). Assim, a cor de um objeto é resultado das percepções visuais humanas.

O funcionamento desse processo se dá no momento em que a fonte de luz atinge o objeto. Essa fonte é dotada de todas as cores, e no momento em que ela alcança o objeto, ele reflete de volta todas as cores. A cor não refletida pelo objeto é a que os seres humanos conseguem visualizar no objeto e, consequentemente, denominar sua cor.

Teorias e sistemas das cores

Desde sempre, os seres humanos se intrigaram com a cor. Na Grécia antiga, segundo o filósofo Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), a cor era considerada como um elemento característico de cada objeto, e cada uma delas provinha de um espectro formado por seis cores, sendo elas amarelo, verde, azul, vermelho, branco e preto.

Já na idade Média e no Renascimento, outras teorias sobre a existência e a situação das cores surgiam, sendo a formulada pelo pintor Leonardo da Vinci (1452-1519) a de maior destaque e que ia contra a teoria de Aristóteles.

Para o italiano Da Vinci e sua Teoria das Cores, as cores eram (como são hoje) relacionadas com luz que incide sobre os objetos. Para o estudo das cores, foram criados os sistemas de cores chamados aditivo e subtrativo.

O sistema aditivo é composto pelas cores primárias que compõem a luz branca solar, enquanto o subtrativo é formado por outras cores primárias que, quando misturadas, resultam em preto, considerado como a ausência de luz.

Por mais que existam diferenças ente cada teoria e sistema de cores, em uma coisa todos concordam: cores secundárias são as cores que surgem das combinações entre as três cores primárias. Sendo assim, cores secundárias não são cores puras, porque necessitam da mistura de cores primárias.

Quais as cores secundárias?

As mistura entre as cores primárias tradicionais, que são amarelo, azul e vermelho, geram as principais cores secundárias:

  • Laranja: resultado da mistura entre as cores amarelo e vermelho;
  • Roxo (ou violeta): formado pela mistura das cores azul e vermelho;
  • Verde: resultado da combinação entre azul e amarelo.
Cores Secundarias

Veja também:

você pode gostar também