Cursos gratuitos de Harvard para fazer sem sair de casa

Cursos podem ser acessados na plataforma HarvardX.

0

O isolamento social promovido pela pandemia de covid-19 impulsionou as práticas educacionais em casa. Nesse sentido, há vários cursos online gratuitos de Harvard, uma das principais e mais tradicionais universidades do mundo, disponível na internet, que podem ser feitos a qualquer momento.

Recentemente, a Fundação Escolar lançou o CC50, a versão em português do curso CS50, o mais popular de Harvard, comandando pelo professor David Malan. O curso é uma introdução à ciência da computação e pode ser acessado gratuitamente no site Estudar Fora.

As demais opções de cursos estão disponíveis na plataforma HarvardX, uma seção do site edX dedicada às disciplinas da instituição estadunidense. Ao total, são mais de 100 cursos online e gratuitos que você pode acessar diretamente no site.

Em algumas opções, o estudante que concluir os módulos pode pagar uma taxa para receber um certificado de conclusão da universidade.

Grande parte dos cursos disponibilizados na plataforma é sel-paced, ou seja, podem ser feitos de acordo com o ritmo do próprio estudante. Contudo, alguns possuem datas específicas de início e término, além de exigirem acompanhamento do aluno em determinadas horas e dias.

Na página de cada umas das opções é possível visualizar uma breve descrição do conteúdo oferecido. Do lado direito, também há informações como estimativa de duração do curso. Na maioria dos casos, é necessário ter um bom conhecimento de inglês, embora não seja exigida nenhuma comprovação de proficiência.

Para participar dos cursos basta criar uma conta na plataforma e escolher a opção desejada. Confira algumas sugestões de cursos:

  • Justice: curso de introdução à filosofia moral e política;
  • Masterpieces of World Literature: curso que explora as grandes obras escritas pela humanidade;
  • Data Science: Visualization: curso de ciência de dados.

Leia também: ESPM oferece mais de 100 cursos online e gratuitos

você pode gostar também