Descubra por que o WhatsApp NÃO é tão usado nos Estados Unidos
Entenda os principais motivos por que o WhatsApp não é tão popular nos EUA.
Embora o WhatsApp seja extremamente popular em várias partes do mundo, ele não tem o mesmo impacto nos Estados Unidos. Isso ocorre por vários motivos, mesmo com a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, sendo norte-americana.
Quer saber por que o WhatsApp não conquistou os americanos? Existem razões curiosas por trás dessa escolha, e elas vão desde questões culturais até a preferência por outros aplicativos de mensagens já consolidados no país.
Por que o WhatsApp não é tão usado nos Estados Unidos?
Primeiro, os SMS nos Estados Unidos sempre foram muito usados e, ao contrário de muitos países, as operadoras locais oferecem planos ilimitados de mensagens de texto, tornando os SMS gratuitos e convenientes.
Com isso, o público americano não sentiu a necessidade de migrar para um aplicativo de mensagens, como aconteceu em outros lugares.
Além disso, a cultura tecnológica nos EUA é muito voltada para dispositivos da Apple, em especial o iPhone. O aplicativo iMessage, nativo dos dispositivos da Apple, oferece funcionalidades muito semelhantes às do WhatsApp, como envio de imagens, vídeos e mensagens de áudio, tudo isso de forma gratuita para usuários de iPhone.
Preferência por outros aplicativos de mensagens
Outro ponto relevante é a popularidade de outros aplicativos. Nos Estados Unidos, o Messenger, do Facebook (que também pertence à Meta), e o Snapchat são ferramentas bastante usadas para comunicação, tanto por texto quanto por vídeo.
O WhatsApp, nesse cenário, não oferece funções tão distintas para convencer os americanos a mudar seus hábitos.
Por fim, vale mencionar questões relacionadas à privacidade e segurança. Muitos americanos têm preocupações com a coleta de dados por grandes empresas de tecnologia.
E, como a Meta já enfrentou vários escândalos de privacidade com o Facebook, muitos usuários ficam receosos de adotar o WhatsApp como seu principal aplicativo de mensagens.
Questões culturais e resistência à mudança
Há também um fator cultural que contribui para esse cenário. Diferentemente de outras partes do mundo, onde se adotou rapidamente o WhatsApp por sua praticidade, os americanos mantêm uma forte tradição de comunicação por SMS e chamadas telefônicas.
Esse apego às soluções tradicionais se reflete no uso de ferramentas locais, como o iMessage e o Messenger, considerados suficientes para suas necessidades diárias de comunicação.
Além disso, muitos aplicativos de mensagens foram desenvolvidos com foco em funções e gostos específicos do público americano, criando um ecossistema que torna o WhatsApp dispensável para muitos.