Dinâmicas para maternal 1

Atividades lúdicas podem incentivar a criatividade, estimular o movimento e até acalmar as crianças.

Trabalhar com crianças no jardim de infância exige uma forma diferente de ensino. Dessa maneira, é necessário buscar diferentes jeitos de ensiná-las, já que ainda estão numa fase de formação do cognitivo.

Por isso, abaixo vamos listar dinâmicas para o maternal 1. Essas atividades podem auxiliar na Educação Infantil e fazer com que as crianças se desenvolvam enquanto brincam.

Dinâmica para o maternal 1: Cauda de dragão

Brincadeiras que levam nomes de animais, especialmente fictícios, despertam mais interesse por parte das crianças pela familiaridade que elas possuem com esses seres. No caso dessa dinâmica, também incentiva a imaginar o animal, desenvolvendo a criatividade.

Objetivo da dinâmica

Estimular o movimento das crianças sem usar material.

Material utilizado

Nenhum.

Número de crianças

Livre. Estipulado pelo educador.

Como funciona

As crianças têm que ficar em pé, uma atrás da outra, formando uma fila indiana. Depois tem que pedir para que ela coloque a mão na cintura do coleguinha da frente.

Quem for o primeiro da fila fica com as mãos livres. Esse integrante representará a cabeça do dragão, e o resto o corpo. O Objetivo é que quem está na frente consiga pegar o último, o qual representa a cauda.

O dragão fica imóvel de início e assim que o professor autorizar, as crianças começam a se movimentar sem se soltar uma da outra, na tentativa de pegar a cauda. A dinâmica terá o tempo que o professor achar necessário.

Dinâmica para o maternal 1: Apanhador de batatas

Nessa dinâmica, as crianças serão incentivadas a competir entre si. É importante que o educador sempre esteja atento para garantir que isso não crie desavenças entre as crianças, ressaltando que é preciso aprender a ganhar e a perder.

Objetivo da dinâmica

Incentivar o movimento das crianças pelo local e o trabalho em equipe.

Material utilizado

Folhas de papel, jornais ou revistas e dois cestos.

Número de crianças

Estipulado pelo professor

Como funciona

O primeiro passo é dividir a turma em duas equipes. Depois o professor entrega as folhas para as crianças e pede para que elas as amassem. Dessa forma, a folha será a representação da batata.

Depois disso, o educador vai pegar as “batatas” e distribuí-las por lugares diferentes.  Em seguida, as equipes devem pegar os papéis amassados e colocar dentro dos cestos que estarão em algum lugar estratégico.

Assim sendo, a equipe vencedora será aquela que, ao final, tiver colocado mais batatas dentro do cesto.

Dinâmica para o maternal 1: Quadro sensorial

Essa dinâmica consiste em fazer a criança sentir os objetos e refletir sobre as sensações experimentadas. A única observação é sempre ter alguém observando para que a criança não coloque algo na boca.

Objetivo da dinâmica

Estimular as sensações das crianças.

Material utilizado

Cola quente, cartolina, lixa, palha de aço, fios de lã, sacos plásticos (arroz ou feijão) e plástico bolha.

Número de crianças

Livre. Estipulado pelo educador.

Como funciona

O educador deve pregar os materiais indicados na cartolina com auxílio da cola quente. Depois que isso for feito, é preciso pregar a cartolina numa parede, de forma que fique na mesma altura das crianças.

O próximo passo é pedir para que elas passem a mão, para que possam sentir as texturas de cada material. É importante deixá-las livres para que tenham as próprias sensações e auxiliar as crianças a descrever sem mudar a opinião delas.

Dinâmica para o maternal 1: Pote da calma

Essa dinâmica é ideal para momentos em que as crianças precisam ficar menos agitadas, já que a função do pote da calma é tranquilizar por meio da observação concentrada a um objeto só.

Objetivo da dinâmica

Trabalhar a atenção e a concentração das crianças.

Material utilizado

Água quente, óleo de cozinha, purpurina, garrafa com tampa, corante de alimentos.

Número de crianças

Livre. Estipulado pelo educador.

Como funciona

Primeiro, é necessário pegar a água quente e colocar dentro do pote. Não encha muito, têm que ter uma sobra para que o líquido possa ser chacoalhado.

Sendo assim, em seguida, pegue a cola quente e dissolva na água. Depois adicione o óleo e a purpurina, feche o recipiente e peça para que as crianças chacoalhem e observem o movimento dos líquidos.

Dinâmica para o maternal 1: Carteiro

A dinâmica do carteiro incentiva o movimento e a atenção das crianças, bem como a agilidade. O educador deve sempre ressaltar essas habilidades e encorajar a criança que for saindo a não desistir de se aprimorar.

Objetivo da dinâmica

Estimular o pensamento ágil nas crianças.

Material utilizado

Nenhum.

Número de crianças

Livre. Estipulado pelo educador.

Como funciona

O primeiro passo do educador é pedir para que as crianças se sentem em círculo. Após todas estarem posicionadas, o professor vai começar a falar frases que se iniciam com “o carteiro mandou uma carta”.

Em seguida, vai falar alguma característica específica e quem se encaixar tem que se mudar de lugar imediatamente. A regra é que a criança não pode ir para o lugar ao lado.

Por exemplo, o educador vai falar “o carteiro mandou uma carta para que está usando camiseta azul.” Dessa forma, que tiver assim tem que trocar de lugar rápido.

Assim sendo, quem não conseguir ser ágil e não mudar de lugar com o coleguinha que tem a mesma característica, vai sendo eliminado da brincadeira.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário