Entenda a diferença entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental

Fases do ensino fundamental são marcadas pela alfabetização e preparação para o ensino médio.

0

A educação básica do Brasil é formada por categorias com objetivos específicos para cada faixa etária do aluno. Sendo assim, ela é constituída pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A etapa fundamental é subdividida em anos iniciais e finais.

Nessa fase da educação básica, o aluno inicia sua preparação para o ensino médio. Dessa forma, é importante entender como a formação da criança acontece.

Criança com autocontrole
Atividades lúdicas fazem parte dos anos iniciais do ensino fundamental.

Os anos iniciais do ensino fundamental são constituídos do 1º ao 5º ano. É a fase que marca a saída da educação infantil e a criança passa a participar de atividades lúdicas que favorecem o seu desenvolvimento motor, cognitivo, social, entre outros. O processo de alfabetização é iniciado nesta etapa.

Os anos finais do ensino fundamental compreendem do 6º ao 9º ano. Nesta fase, o estudante já está alfabetizado e passa a ser apresentado a conteúdos mais complexos, relacionados à interpretação e produção textual, ciências, matemática, entre outros. É iniciada a preparação para o ensino médio.

Você também pode se interessar por: Atividades de Português 2º ano do Ensino Fundamental

você pode gostar também
Deixe um comentário