Erro ou deslize? Palavras que costumam enrolar os brasileiros na escrita
Alguns erros ortográficos são mais comuns e podem comprometer a sua imagem. Veja quais são as palavras que causam muita confusão e aprenda o jeito certo.
No mundo da comunicação, a ortografia correta garante a clareza e reforça nossa credibilidade. Porém, alguns desafios podem surgir pelo caminho e tornar a escrita mais difícil, principalmente diante de algumas palavras conhecidas por serem as causadoras dos maiores erros de ortografia.
A falta de domínio das regras gramaticais é a principal causa de erros ortográficos. Saber as regras básicas de acentuação, concordância e conjugação é fundamental para escrever com precisão.
As palavras de outros idiomas podem confundir, levando a escrever de forma incorreta palavras da sua própria língua. Isso sem contar a distração, o cansaço e a pressa, que podem provocar mais erros ortográficos, mesmo quando o escritor conhece as regras.
Em alguns casos, os erros frequentes revelam ainda dificuldades com leitura e escrita, e podem exigir um pouco mais de sua atenção para evitar que eles aconteçam. O problema é que uma sequência de erros pode dificultar a compreensão dos textos, levando a interpretações equivocadas e frustração para o leitor.
Em documentos formais, como currículos e relatórios, tais erros podem ter um impacto negativo na sua avaliação. Então, é melhor evitá-los e redobrar os cuidados.
Não erre mais estas palavras
Veja alguns exemplos de palavras frequentemente escritas incorretamente:
- Ancioso: o certo é “ansioso”
- Paralizado: a palavra correta é “paralisado”.
- Descanço: o certo é “descanso”
- Cançaço: estranho, não é mesmo? O correto é “cansaço”.
- Extender: a palavra correta é “estender”
- Concerteza: separado é o certo, sendo “com certeza”
- Geito: A palavra correta é “jeito”, com “j”
- Derrepente: a palavra correta é “de repente”, separada. Mais uma vez.
- Mecher: o certo é escrever “mexer”, com “x”.
- Chingar: a palavra correta é “xingar”, com “x”.
- Xuxu: a palavra correta é “chuchu”, com “ch”
Quais erros você cometia na sua escrita? O importante é se aperfeiçoar cada vez mais. Por isso, a leitura ajuda a fixar as palavras corretas na mente e a familiarizar-se com as regras ortográficas. Pratique e evite os erros ortográficos.