Excesso de amendoim faz mal? O que acontece quando você passa dos limites

Entenda qual é a quantidade ideal para o consumo diário da castanha para que ela seja aliada de sua saúde.

Amendoim é aquele tipo de alimento que é difícil parar de comer, seja na forma de snack ou até mesmo em pasta. Além disso, está entre as opções consumidas por quem busca alternativas mais saudáveis de alimentação, por trazer uma série de benefícios para o nosso organismo.

Por ser rico em gorduras poli e monoinsaturadas, ele é uma das maiores fontes de ômega 6, ajudando no combate a diversas doenças inflamatórias, inclusive doenças cardíacas, diabetes e câncer. E é justamente por ser nutritivo e delicioso que muita gente acaba exagerando na quantidade.

O seu alto teor calórico pode, inclusive, atrapalhar a perda de peso. Por isso, a porção diária ideal é de 30g de amendoim, algo próximo a uma mão fechada.

Comer amendoim demais faz mal?

O consumo em excesso pode causar uma série de desequilíbrios em nosso organismo. Dentre eles estão:

  1. Pressão alta: Mesmo sendo pobre em sódio em sua forma natural, as versões comercializadas costumam ter sal adicionado. O excesso de sódio pode puxar água e fluidos para a corrente sanguínea, causando a temida pressão alta.
  2. Inibição da absorção de minerais: O amendoim contribui para a saúde em geral, mas pode inibir a absorção de minerais se consumido em grande quantidade. Isso ocorre porque ele tem ácido fítico que inibe a absorção do ferro, zinco, cálcio e magnésio.
  3. Ganho de peso: Por ser uma fonte rica em gordura, o consumo sem moderação gera ganho de peso indesejado. Um punhado de amendoim, por exemplo, tem 170 calorias, pouco mais de 10% da quantidade de calorias média diária recomendada para quem deseja manter o peso (entre 1600 e 2400 calorias/dia).
  4. Mortal para pessoas alérgicas: É preciso tomar todo o cuidado com o amendoim, inclusive com possibilidade de contaminação cruzada ao se alimentar fora de casa. Alguns sintomas da alergia ao amendoim são: coceira na pele, falta de ar e diarreia.

Por fim, priorize o consumo consciente de amendoim. Comer com moderação é o caminho para aproveitar os benefícios do amendoim, que é pobre em carboidratos e rico em proteínas.

você pode gostar também
Deixe um comentário