Exercícios sobre multiplicação de frações

Veja uma lista de exercícios resolvidos que preparamos sobre multiplicação de frações e simplificação.

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Muitos problemas matemáticos envolvem frações e multiplicações entre elas. Você sabe como fazer multiplicações com frações?

Na multiplicação de uma fração por um número inteiro, multiplica-se o número pelo numerador da fração, e na multiplicação entre duas frações, multiplica-se numerador por numerador e denominador por denominador.

A seguir, veja uma lista de exercícios resolvidos sobre multiplicações de frações. Pratique e tire suas dúvidas sobre esse assunto!

Lista de exercícios sobre multiplicação de frações


Exercício 1. Calcule as multiplicações e simplifique quando for necessário.

a) 4\times \frac{2}{5}

b) 2\times \frac{3}{7}

c) 5\times \frac{1}{10}

d) 12\times \frac{5}{6}


Exercício 2. Resolva as multiplicações, utilizando a técnica do cancelamento para simplificar sempre que for possível.

a) \frac{1}{3} \times \frac{4}{7}

b) \frac{3}{8} \times \frac{8}{9}

c)  \frac{2}{7} \times \frac{11}{2}

d) \frac{45}{4} \times \frac{8}{9}


Exercício 3. Resolva as multiplicações, fazendo as simplificações necessárias.

a) \frac{2}{3}\times \frac{6}{5} \times \frac{1}{8}

b) \frac{3}{4}\times \frac{7}{15} \times \frac{12}{8}


Exercício 4. Uma sala de aula tem 30 alunos. Se \frac{3}{5} dos alunos são meninas, quantos meninos tem na sala?


Exercício 5. Em uma empresa, \frac{1}{3} dos empregados tem menos que 30 anos. Entre eles, \frac{3}{5}  são casados. Que fração dos empregados da empresa são casados e tem menos que 30 anos?


Gabarito

Respostas do exercício 1

a) 4\times \frac{2}{5} = \mathbf{\frac{8}{5}}

b) 2\times \frac{3}{7} = \mathbf{\frac{6}{7}}

c) 5\times \frac{1}{10} = \frac{5}{10} = \mathbf{\frac{1}{2}}

d) 12\times \frac{5}{6} = \frac{60}{6} = \mathbf{10}

Respostas do exercício 2

a) \frac{1}{3} \times \frac{4}{7} = \mathbf{\frac{4}{21}}

b) \frac{3}{8} \times \frac{8}{9} = \frac{1}{1} \times \frac{1}{3} = \mathbf{\frac{1}{3}}

c) \frac{2}{7} \times \frac{11}{2} = \frac{1}{7} \times \frac{11}{1} = \mathbf{\frac{11}{7}}

d) \frac{45}{4} \times \frac{8}{9} = \frac{5}{1} \times \frac{2}{1} = \mathbf{10}

Respostas do exercício 3

a) \frac{2}{3}\times \frac{6}{5} \times \frac{1}{8} = \frac{1}{1}\times \frac{2}{5} \times \frac{1}{4} = \frac{2}{20} = \mathbf{\frac{1}{10}}

b) \frac{3}{4}\times \frac{7}{15} \times \frac{12}{8} = \frac{1}{1}\times \frac{7}{5} \times \frac{3}{8} = \mathbf{\frac{21}{40}}

Respostas do exercício 4

Primeiro, vamos descobrir o número de meninas:

30 \times \frac{3}{5} = 6 \times \frac{3}{1} = 18

Então, tem 18 meninas na sala. Subtraindo o número de meninas do total de alunos, encontramos o número de meninos:

30 – 18 = 12

Isso significa que tem 12 meninos na sala.

Respostas do exercício 5

Temos que calcular quanto é \frac{3}{5} de \frac{1}{3}. Para isso, basta multiplicar as duas frações:

\frac{1}{3} \times \frac{3}{5} = \frac{1}{5}

Logo, a fração que representa a quantidade de empregados casados e com menos de 30 anos é \mathbf{\frac{1}{5}}.

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