Conheça as 4 estações

As estações do ano são diferentes em cada lugar do planeta e demarcam as características climáticas dos hemisférios

0

Assim como os meses são divisões do ano para marcação de tempo, as estações são para demarcar as características climáticas predominantes em cada época do ano. Além disso, as estações determinam a intensidade em que a luz solar atinge a Terra durante seu movimento de translação, por meio dos fenômenos equinócio e solstício, que ocorrem duas vezes ao ano.

Basicamente, o solstício acontece quando o Sol está mais perto de determinado hemisfério (marcando o início do verão e do inverno), o que faz com que o mais iluminado tenha o período diurno maior, e o outro lado, menor. O equinócio, entretanto, ocorre quando o Sol se localiza mais próximo à linha do equador, e marca o começo do outono e da primavera. Durante essa data, os dias e noites de ambos os hemisférios possuem a mesma duração.

Existem quatro estações padrão que são adotadas em quase todos os países do mundo: primavera, verão outono e inverno. Tanto as estações quanto o equinócio e solstício, que marcam o começo de estações, possuem diferentes datas nos dois hemisférios do planeta. Isso acontece, pois, devido aos movimentos de rotação, cada lugar do planeta recebe uma porcentagem diferente de raios solares.

Como surgiram?

As estações do ano são determinadas pelo movimento de translação (trajetória dos planetas em torno do Sol) e pelas diferenças de inclinação da Terra em relação ao Sol, causadas pelo movimento de rotação da Terra (que ocorre em torno de si mesma).

Hemisfério norte e sul

As estações do ano ocorrem em diferentes datas em cada um dos hemisférios, devido a inclinação do eixo da Terra, seus movimentos de rotação e translação. Por isso, as características que permeiam cada estação no Hemisfério Sul são diferentes das do Hemisfério Norte.

Primavera: Enquanto no Hemisfério Norte, ocorre entre 20 de março e 21 de junho, no Hemisfério Sul ela vai de, aproximadamente, 23 de setembro a 21 de dezembro. É marcada pelo florescimento da flora terrestre.

Estacão do ano: Primavera

Verão: No Hemisfério Norte, sua duração é de 21 de junho a 23 de setembro. Já no Hemisfério Sul, é de 21 de dezembro a 21 de março. Durante esse período, os dias são mais longos e iluminados e as temperaturas mais elevadas.

Estacão do ano: Verão

Outono: Pode acontecer entre os 23 de setembro e 21 de dezembro no Hemisfério Norte, e 22 de março e 20 de junho no Hemisfério Sul. Nesta época, os dias são mais frescos e curtos. Geralmente, as folhas e frutas já estão maduras, graças a primavera, e agora começam a cair. Especialmente em locais com estações bem definidas, é comum que os parques e jardins se encontrem cobertos de folhas secas.

Estação do ano: Outono

Inverno: No Hemisfério Norte é registrado entre 21 de dezembro e 21 de março, e no Sul, entre 21 de junho e 23 de setembro. Aqui, a temperatura e a umidade do ar caem.

Estação do ano: Inverno

Estações de 2019 no Brasil

Em algumas regiões específicas, como no Sul do país, nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e algumas serras do Rio de Janeiro e Minas Gerais, as estações podem ser bem definidas. Nos outros estados e regiões, entretanto, a única definição é das diferentes umidades que prevalecem no país, entre uma estação quente e úmida e outra quente e seca.

Outono: 20 de março de 2019 – 21 de junho de 2019
Consiste em um período de transição entre o verão e o inverno. Assim, a o índice de chuva e a temperatura cai gradualmente e as variações climáticas são intensas. Além disso, na região Sul podem ocorrer geadas e nevoeiros, devido a presença de grandes massas de ar frio.

Inverno: 21 de junho de 2019 – 23 de setembro de 2019
Apesar de parecer contraditório, no Brasil, enquanto em algumas partes do país, o inverno pode ser a estação mais fria, em outras pode ser a mais quente. É o período com menos possibilidade de chuva nas regiões sudeste e centro-oeste. O inverno provoca grande redução na umidade do ar, o que propicia o aumento de doenças respiratórias.

Primavera: 23 de setembro de 2019 – 22 de dezembro de 2020
No Brasil, o maior índice pluviométrico ocorre durante a primavera; assim, as chuvas são mais frequentes e, consequentemente, no geral, as temperaturas são mais amenas (exceto nas regiões centro-oeste, sudeste e sul, onde as temperaturas são mais elevadas). É a transição entre uma estação uma estação muito seca e outra muito fria.

Verão: 22 de dezembro de 2019 – 20 de março de 2020
Com dias mais compridos que as noites, esse período compreende grande aumento na temperatura, chuvas fortes, rápidas e com trovoadas, e repentinas mudanças no clima.

Países e regiões diferentes estações do ano

China: Diferente de outros países do Hemisfério Norte, a China possui cinco estações do ano: Primavera, Verão, Estio, Outono e Inverno. Enquanto o Estilo consiste em um período quente do ano, o Inverno e o Outono são épocas frias.

Índia: Existem apenas três estações que demarcam o clima do país, a estação quente, a fria e a chuvosa.

Polos: Em ambas as regiões polares, só existem as estações inverno e verão.

Veja também: Atividades de inverno para imprimir

você pode gostar também
Deixe um comentário