Inimigos do organismo: 4 alimentos que parecem saudáveis, mas não são
Saiba os motivos desses alimentos apresentarem contraindicações de consumo.
O que não faltam são produtos comercializados como saudáveis no supermercado, mas que, na prática, não são aliados da sua saúde. Uma olhada rápida na tabela nutricional já aponta que eles estão longe de ser nutritivos, além de terem grande concentração de açúcar e gordura, potencializando o risco de doenças e sabotando sua dieta.
Para desmistificar alguns desses itens, nós preparamos uma curta lista de alimentos que estão em boa parte das dietas, mas trazem malefícios para o seu corpo.
4 alimentos nem tão saudáveis assim
1- Smoothies prontos
É fato que os Smoothies prontos são práticos, mas os pontos positivos se encerram por aí. Apesar de venderem a ideia de que são nutritivos, eles são, na verdade, calóricos, repletos de açúcar e com poucas fibras e proteínas. Vale lembrar que estamos falando das versões industrializadas. Os smoothies feitos com ingredientes de qualidade podem impulsionar a sua saúde, se forem feitos com ingredientes frescos e sem adição de açúcar ou adoçante.
2- Farinha de aveia instantânea
A farinha de aveia instantânea é mais fina e pré-cozida, facilitando o preparo de pratos na correria do dia a dia. Apesar de prático, esse tipo de aveia contém mais açúcar devido à adição de sabor e também é mais processada do que as opções convencionais. Já os flocos de aveia comuns e sem sabor são mais nutritivos e possuem alto teor de fibras.
3- Iogurte de frutas
Iogurte com sabor de fruta é qualquer coisa, menos saudável. Estão carregados de suco de fruta e açúcar adicionado, além de serem pobres em proteína. Dê preferência a iogurtes naturais, uma vez que possuem culturas vivas que beneficiam o funcionamento do intestino, além de estimularem o sistema imunológico.
4- Granola
Nunca compre granola sem ler o rótulo. Ela pode ser um alimento extremamente calórico por causa da gordura utilizada para ajudar a unir os ingredientes, dar sabor e auxiliar no processo de tostagem. Evite as carregadas de mel, gotas de chocolate e outros itens calóricos que podem sabotar a sua saúde. O excesso de açúcar e gorduras pode aumentar o peso e piorar casos de obesidade, ou mesmo causar doenças metabólicas.