Não caia em armadilhas: 6 sinais de que alguém está tentando esconder a verdade
Mentiras claras e fatos raramente andam de mãos dadas.
A verdade pode ser difícil de ser dita, levando muitos a uma comunicação imprecisa. Psicólogos mergulharam nos métodos dos mentirosos mais convincentes e a seguir iremos compartilhar algumas de suas suas observações.
1. Eles são mestres em influenciar os outros
Mentirosos proficientes se destacam por sua serenidade e controle, especialmente quando estão levando vantagem sobre alguém.
2. São dotados de uma mente criativa
Diante de questionamentos imprevisíveis, a habilidade de conceber uma narrativa fictícia, porém convincente, é crucial. Os mais inovadores em gerar ideias tendem a ser os mais eficazes nisso.
3. Eles dominam a arte da atuação
Mentir é, em muitos aspectos, uma performance para mostrar ao mundo uma faceta específica de si mesmo. Os mentirosos habilidosos conseguem encenar com maestria, passando a imagem de alguém genuíno
4. Eles dominam a arte de simular sentimentos
Apresentando-se com emoções como alegria, surpresa, tristeza ou aversão, os melhores mentirosos sabem como adaptar suas expressões faciais, seja franzindo as sobrancelhas ou sorrindo amplamente, de forma a ocultar suas reais intenções. Pesquisas sugerem que aqueles que são expressivos tendem a ser vistos como afetuosos, agradáveis e confiáveis.
5. Eles falam o estritamente necessário
Ao evitar delongas, os mentirosos diminuem a chance de revelar inconsistências. Eles fornecem justamente o que é preciso para que a mentira pareça verídica, sem se estender demais.
6. Sua agilidade mental é evidente
Quem leva muito tempo para responder ou recorre frequentemente a interjeições, como “é…” ou “bem…”, pode não ser visto como confiável.