O que é PPP

A aposentadoria especial é um direito de quem trabalha em condições especiais, que precisam ser comprovadas pelo PPP.

Todas as pessoas têm direito a aposentadoria, ou seja, deixar de trabalhar após atingir uma certa idade. Isso acontece porque o corpo e as habilidades se desgastam naturalmente.

Contudo, algumas condições de trabalho fazem com que esse desgaste aconteça mais cedo. Por isso, existe um documento específico para comprovar essas condições com o objetivo de solicitar a aposentadoria precocemente.

O que é PPP

PPP é a sigla para Perfil Profissiográfico Previdenciário, que é um documento de histórico profissional de uma trabalhador. O PPP reúne informações como dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoramento biológico durante o período correspondente ao que o trabalhador atuou na empresa.

Antes do PPP, somente os trabalhadores que tinham direito a aposentadoria precoce que tinham registro dessas informações.

A partir de 2004, devem elaborar o PPP todos os funcionários ligados a uma empresa que são expostos a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou qualquer outro tipo de agente prejudicial à saúde.

Para que serve o PPP

O principal objetivo do PPP é comprovar que um trabalhador possui habilitação para benefícios previdenciários, como a aposentadoria especial.

Por meio dele, o trabalhador possui provas produzidas pelo empregador perante o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para que possa ter a garantia dos seus direitos.

Para a empresa, o PPP pode ajudar a evitar ações judiciais indevidas e concede informações dos diversos setores em um grande período de tempo.

Esse documento também pode ser útil para que a administração pública possa conduzir o desenvolvimento de vigilância epidemiológica e traçar políticas de saúde coletiva.

Veja mais:

você pode gostar também
Deixe um comentário