Pesa no bolso, mas você não pode abrir mão! 3 gastos ‘caros’ que valem cada centavo
Saiba quais são três gastos que, apesar de caros, são essenciais e ainda podem livrá-lo de dificuldades financeiras.
Ter saúde financeira hoje é uma das metas mais perseguidas pelos brasileiros. Com o orçamento sempre apertado, descobrir onde fazer cortes, a partir de uma planilha com todos os gastos familiares, nem sempre é tarefa fácil. A tendência é justamente começar pelos gastos mais altos.
No entanto, o que muita gente se esquece é que alguns deles são fundamentais e podem, inclusive, evitar endividamentos futuros.
Portanto, o ideal é focar em cortar despesas supérfluas para economizar mais. Estamos falando aqui de avaliar a quantidade de assinaturas de plataformas de streaming ou até mesmo gastos como aquele cafezinho na rua.
Isso porque, muitas vezes, não contabilizamos despesas que parecem pequenas como impactantes no orçamento, mas, quando somadas, elas podem representar um verdadeiro rombo.
Para que você não caia em ciladas, separamos três gastos altos, mas essenciais, que você não pode cortar do seu orçamento.
Três gastos que você não pode abrir mão
1- Plano de saúde
Mesmo que os planos de saúde estejam cada vez mais inflacionados, não é uma boa ideia abrir mão desses benefícios de saúde. Embora o Sistema Único de Saúde ofereça vários serviços de qualidade, muitas vezes as consultas demoram, e podem ocorrer dificuldades de atendimento em casos de emergência.
Como questões relacionadas à saúde são sempre imprevisíveis, o ideal é manter os gastos com o plano de saúde entre as suas prioridades. Afinal, casos extremos, como cirurgias e alguns procedimentos, podem custar milhares de reais.
2- Seguro de vida
Muita gente pensa que o seguro de vida é uma opção apenas para famílias com grande patrimônio. Mas a verdade é que ninguém sabe como será o amanhã, e o seguro de vida pode ser uma forma de trazer segurança financeira a entes queridos que, muitas vezes, dependem de você para sobreviver.
Além disso, em casos mais extremos, os seguros de vida cobrem diversos problemas de saúde que podem impedir você de trabalhar. Ter esse cuidado com o futuro de sua família é fundamental.
3- Seguro de seu automóvel
Ao pensar no seguro do veículo, a primeira coisa que vem à mente é a possibilidade de roubo do carro. Como se isso, por si só, não fosse suficiente, não se pode ignorar as chances existentes no trânsito relacionadas a danos a terceiros.
Afinal, acidentes de trânsito ocorrem o tempo todo e arcar com o prejuízo alheio nunca é algo barato. Nestes casos, pagar a franquia do automóvel é muito mais acessível, evitando novas dívidas.