Porque temos cravos: saiba as causas do problema
Entenda o que leva a pele a ter cravo e aprenda a melhor forma de eliminá-los
Os cravos que aparecem no rosto ou em outras partes do corpo são extremamente incômodos. A tendência de quem tem esse problema é eliminá-lo, não importa o método. Mas o que a maioria das pessoas não se preocupam é em saber as causas do problema.
Afinal, porque temos cravos? Geralmente, eles aparecem quando os poros ficam entupidos. Isso ocorre por excesso de uso de produtos oleosos e uma alimentação mais desregulada.
Alguns remédios e hormônios do próprio corpo também podem ser causadores de cravos. Por isso, é importante cautela ao usar maquiagem, ou quaisquer produtos que sejam muito gordurosos.
Em algumas épocas da vida há pessoas que ficam mais propensas a ter esse infortúnio. Na puberdade os hormônios são produzidos de maneira mais frenética. Assim como, na gravidez. Em que a mulher está mais sujeita a ter o problema.
Como prevenir o excesso de cravos
Lavar o rosto é um dos melhores métodos de prevenção. Isso faz com que, durante a limpeza, o excesso de sebo, seja retirado.
Mas atenção! Não exagere na quantidade de vezes que vai higienizar a pele. Se limpar em excesso, muitas vezes por dia, o resultado será reverso. E aí acontece chamado efeito rebote.
Esse efeito ocorre quando a oleosidade do rosto é retirada com muita frequência. Sem o óleo, a pele resseca e o corpo tenta recompensar isso, produzindo mais sebo. Se tem mais sebo, tem mais cravo!
Como remover cravos
O indicado para quem tem cravos em excesso é procurar um dermatologista. Contudo, esse inconveniente é considerado comum. Fator que diminui a busca por alguém que possa fazer a remoção de maneira correta.
Portanto, a alternativa é removê-los em casa mesmo, e para isso, algumas dicas são importantes:
Primeiro, é necessário que a retirada seja feita com higiene. Antes de tudo, lave bem as mãos e o rosto. Uma dica é usar água quente.
A temperatura alta do líquido faz com que os poros sejam abertos, o que facilita a remoção. Em seguida, pegue um pano limpo e esprema a pele ao redor do cravo. Não exagere na força, para não machucar a pele.