Quais as fases da vida?

Infância, adolescência, vida adulta e velhice. Entenda quais são as características e mudanças que ocorrem em cada etapa da vida

0

Ouvir aquela frase “a única certeza que temos na vida é a morte” é muito comum. A sentença é verdadeira, no entanto, há uma série de etapas entre o nascer e o morrer.

As fases da vida são demarcadas por características físicas e psicológicas, que podem ser muito perceptíveis ou não. Dessa forma, a vida humana pode ser dividida em quatro etapas: infância, adolescência, idade adulta e velhice.

Fases da vida humana
Fases da vida humana

Infância

Primeira etapa da vida, a qual começa com o nascimento e vai até os 11 anos. É nessa fase que o ser humano passa por mudanças físicas rápidas, como andar e falar.

É na infância também que o caráter e os valores começam a se formar. Entretanto, essas são características psicológicas e podem ser mutáveis com o tempo.

Fases da vida - infância
Fases da vida – infância

Adolescência

Após a infância, a criança entra no período da puberdade. Essa fase  é marcada pelas mudanças físicas e psicológicas que ocorrem.

No entanto, é importante destacar que a puberdade não acontece durante todo o ciclo da adolescência. Isso ocorre no início, quando as mudanças são mais perceptíveis.

Depois, o momento da adolescência é estabilizado até chegar a fase adulta.Para que o processo seja entendido melhor é bom ter uma demarcação por idade. Lembrando que cada pessoa tem um tempo, e que as etapas  não acontecem de forma igual para todos.

Aos 12 anos se inicia a puberdade. A partir daí, sem ter uma idade certa,  começa uma “explosão de hormônios” que faz com que os pelos do corpo comecem a nascer,surgem espinhas, as meninas menstruam e o meninos engrossam a voz.

Além disso, há mais uma série de outras mudanças físicas como o crescimento dos órgãos sexuais no sexo masculino e o corpo mais arredondado no sexo feminino.

Nesse ponto, é muito comum comportamentos diferentes, como crises existenciais,  devido a alteração na personalidade. Essa etapa da vida, vai até os 20 anos.

Fases da vida - adolescência
Fases da vida – adolescência

Idade adulta

A fase adulta, que se inicia aos 21 anos,  carrega em si um peso maior de responsabilidade. Esse não é um período que demarca muitas mudanças físicas consideráveis, como na infância e na adolescência.

Nessa etapa da vida, as mudanças são demarcadas mais socialmente. Há um cobrança maior em volta da independência, emprego, relacionamentos, filhos e outras séries de fatores. Assuntos que não são pautados nos ciclos anteriores.

Fases da vida - adulto
Fases da vida – adulto

Velhice

Esse é o momento da vida em que o ser humano se encontra mais experiente, com um acúmulo de bagagens das fases anteriores.

Além do mais, fisicamente acontecem mudanças significativas como o embranquecer dos cabelos, o aparecimento de rugas e o enfraquecimento dos músculos. Ademais, é comum aparecimento de  doenças com mais frequência.

Hoje em dia, com aumento da expectativa de vida e muitos idosos no mercado de trabalho até mais tarde, há uma discussão em torno da idade em que inicia a velhice, que antes era aos 65.

Para a Organização Mundial da Saúde, devido há uma série de fatores comparativos, atualmente, a velhice se inicia aos 75 anos.

Fases da vida - velhice
Fases da vida – velhice

você pode gostar também