Quem foi Nabucodonosor?

Nabucodonosor foi imperador da Babilônia. Seu reinado foi muito importante para a cidade, por ter sido um militar estrategista e grande construtor.

0

Nabucodonosor foi o imperador mais poderoso do império babilônico. Ele reinou sobre a Babilônia por mais de 40 anos e conquistou várias terras. Além disso, efetuou várias obras no local e muitos documentos históricos relatam seus feitos.

O significado de seu nome ainda gera dúvidas nos estudiosos. Alguns acreditam que significa “Nebo, projeta as fronteiras”, ou “Nebo, proteja a minha coroa”.

Seu pai, Nabopolassar, também foi imperador da Babilônia. Ele foi fundador da dinastia caldaica e, se aproveitando do enfraquecimento da Assíria, se tornou rei da Babilônia. Ainda mais, destruiu Nínive e avançou contra Harã.

Nabopolassar faleceu em 605 a.C. Então, Nabucodonosor atravessou o deserto para assumir o trono da Babilônia.

Reinado de Nabucodonosor 

Depois de grande declínio, a cidade da Babilônia só recuperou sua glória durante o reinado de Nabucodonosor. Por isso, o império liderado por ele é conhecido como Império Neobabilônico.

O rei liderou várias ofensivas contra Jerusalém e para outras nações, como Tiro, em aproximadamente 585 e 572 a.C e contra o Egito, em 568 a.C.

Além de estrategista militar, Nabucodonosor foi um grande construtor. De acordo com as expedições arqueológicas mais atuais, é possível perceber que a Babilônia, em seu reinado, se tornou uma cidade imponente.

Ele restaurou vários templos e construiu novos canais para irrigar a cidade. Suas construções mais polêmicas foram os Jardins Suspensos da Babilônia, sendo considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo.

É possível que Nabucodonosor tenha criado o jardim como um presente para sua esposa. Apesar disso, ainda existem grandes discussões para saber se a maravilha realmente existiu.

Loucura de Nabucodonosor 

De acordo com o quarto capítulo do livro de Daniel, o rei Nabucodonosor passou um período de loucura, por conta de sua soberba. Anteriormente, ele teria sido avisado pelo profeta Daniel, mas não deu ouvidos.

Então, foi castigado por Deus com sete anos de seca no império. Nesse período, ele acreditava ser um animal, segundo alguns historiadores da atualidade, o rei poderia ter sofrido severo caso de licantropia clínica.

Quando se encerrou o tempo determinado por Deus, Nabucodonosor retornou seu entendimento e deu glória ao Senhor.

Morte de Nabucodonosor 

Não existem registros o suficiente sobre a última parte do reinado de Nabucodonosor. Apenas sabe-se que o rei morreu entre os meses de agosto e setembro de 562 a.C, com aproximadamente 70 anos de idade.

Seu filho, Evil-Merodaque, o sucedeu, governando apenas por dois anos. Depois de pouco tempo, o Império Babilônico entrou em declínio e caiu diante dos persas.

Veja também:

você pode gostar também